Dia do Nordestino - 08 de Novembro

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vida separada - Nelson Mandela

SOBRE RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO, Nelson Mandela disse:

- Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou sua origem ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e se elas podem aprender a odiar podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o oposto.
Apartheid ("vida separada")
É uma expressão ou palavra de origem africana, adotada legalmente em 1948 na África do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Este regime foi abolido por Frederik de Klerk em 1990 e, finalmente em 1994 eleições livres foram realizadas.

O primeiro registro do uso desta palavra encontra-se num discurso de Jan Smuts em 1917. Este político tornou-se Primeiro-ministro da África do Sul em 1919. Tornou-se de uso quase comum em muitas outras línguas. As traduções mais adequadas para português são segregação racial ou política de segregação racial.

Nelson Mandela tem uma importância significativa para a quebra do regime que só contribuia para o racismo, o preconceito e a discriminação.

Nenhum comentário: