Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sábado, 15 de novembro de 2008

Desertificação no Brasil- Pesquisa: Agencia Brasil




No Brasil, o processo de desertificação abrange 1.488 municípios dos nove Estados do Nordeste, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O problema atinge ainda algumas cidades do norte de Minas Gerais e do noroeste do Espírito Santo. A área total sujeita ao processo de desertificação aumentou de cerca de 900 mil quilômetros quadrados em 2003 para 1,3 milhão nos dias de hoje, o que equivale a 15,7% do território nacional.De acordo com o coordenador-técnico do Programa de Combate à Desertificação, do MMA, José Roberto Lima, o avanço dos estudos sobre o tema permite que o País tenha atualmente uma maior exatidão da dimensão do problema. Se não conseguir paralisar e reverter a desertificação, o Brasil poderá, num prazo de 60 anos, ter todo o semi-árido transformado em regiões áridas, ou seja, desertos. Já as regiões subúmidas secas se transformariam em semi-áridas. A previsão é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Embora a Paraíba seja o estado com maior extensão de área comprometida: 71% do seu território já sofre com os efeitos da deserfiticação. O Semi-Árido nordestino é o maior e mais populoso do mundo, com quase 18 milhões de habitantes.
O Rio grande do Norte e a desertificação
Cerca de 90% do território do Estado já sofre com processo de desertificação, que desencadeia outros problemas ambientais, como aquecimento global. O problema é resultado, entre outros fatores, de atividades econômicas praticadas sem o cuidado com o meio ambiente e o Seridó é uma das áreas mais afetadas por concentrar atividades econômicas que dependem da extração de madeira e de argila, como é a cerâmica. Por isso, o Governo do Estado se coloca como parceiro nessa luta, primeiro pela conscientização e se necessário for, com ações mais enérgicas.

Veja quais são os quatro núcleos de desertificação no Nordeste e suas características.

Núcleo do Seridó (RN/PB
Área afetada: 2.341 km2
Total de habitantes: 244 mil

).

Principais causas da desertificação: Desmatamento da caatinga para extração de lenha e argila, uso intensivo dos recursos naturais e sobrepastoreio (superpopulação de animais numa área muito restrita)

Municípios incluídos: Currais Novos, Cruzeta, Equador, Carnaúba dos Dantas, Acarí e Parelhas

Características: Solos rasos e pedregosos, com baixa capacidade de retenção de água. Em muitos locais, o desgaste da terra provocou o afloramento das rochas, tornando impossível o cultivo agrícola. Para alimentar os fornos das mais de 80 fábricas de cerâmicas que se espalham pela região, a vegatação nativa é desmatada, sem o controle do Ibama.

Núcleo de Irauçuba (CE)
Área afetada: 4.000 km2

Nenhum comentário: