Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 30 de novembro de 2008

Fragmentos de lembranças - Autora: Maria da Paz


Rebuscando meu passado
Quem há de lembrar comigo
Os meninos de Vitória:
o Inácio e o Ovídio

Minhas panelinhas de barro
Meus burrinhos de sabugo
O barreiro de água suja
A mangueira que eu plantei
e a velha "Branca" arrancou.

O jipp de Jeremias,
Uma casa de farinha
O umbuzeiro de baixo
e o umbuzeiro de cima
O batente da cozinha
e o barulho das galinhas

A rodagem da Assembléia
O jogo de carteado
O terraço de cimento para
deitar o feijão
E no cantinho da sala
um paió de algodão
Uma mesa meia mole
a lamparina e o pote.
Um roçado lá na chã.

No dia que tinha festa,
O cheiro de guaraná e o
chicletinho de caixa.
Era uma farra tão grande
Cerveja para os adultos
e gelo pra meninada
É que não tinha energia
e pra gelar a bebida,
tinha gelo em pó de serra

Zé de Tunino, o vizinho
mentia pra se danar
No meio da fala um "intonsse"
que só faltava matar
Zé Candido, Mané Luiz
Nozinho, Zé de Justino

Outros nomes pequeninos:
Zefa, Tila, bila
Moças formosas: Arlinda
Diva, Dôra e Julita
A budega de Zé Amaro
o riacho de água límpida
onde eu tomava banho

Minha biza, toda atenta
limpava mato, cortava lenha
Minha mãe, uma formiguinha
Sempre trabalhando na roça
ora plantando ora colhendo,
e até mesmo vendendo
Mas,também alfabetizando
os meninos do lugar

Naquele tempo longincuo,
não tinha saco de plástico
Se carregava a feira
em um saco de tecido
De batata, rapadura, arroz,
coco, ele vinha bem sortido
Pão, bolacha e queijo
pra me abrir o sorriso

E para ficar cheiroso
Sabonete Carnaval,
O Cigarro era Gaivota
ou então Continental
Eu tinha medo do bicho-papão
De relâmpago e de trovão
Chamava por Santa Baiba e São giroime
Mas, foi só depois de grande
que entendi que o era,
Santa Bárbara e São Gerônimo

Como não tinha televisão
a diversão ficava por conta do rádio
que tocava toda tarde
Asa Branca e Luar do Sertão
Tinha um tal de Marcolino
que fazia a falação
Anunciava pra todos
quem vai cantar pra vocês
é Luiz, o Rei do Baião.

Nenhum comentário: