Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 14 de junho de 2015

Será que o Natal é no mês de Junho? Autoria: Maria da Paz


6 min ·
Será que o Natal é no mês de Junho?
Autoria: Maria da Paz
E se de repente o natal mudasse para o mês de junho?
Já pensou na ceia? canjica, pamonha, milho verde, bolo de milho, Mungunzá, arroz doce quindim, maria mole...Ao invés de champanhe, beberíamos um saboroso aluá de milho ou talvez um quentão de vinho com maçã .
E as árvores de Natal, com seus belos piscas, seriam trocadas por grandes fogueiras?
Será que o Papai Noel iria trocar suas vestes vermelhas por camisas quadriculadas?
E os enfeites natalinos: será que deixariam de ser estrelinhas, sininhos, anjinhos...? e passariam a ser milhinhos, bandeirinhas, balõezinhos...? E o cartões de Natal???. Escutaríamos Jingol bell em ritmo de forró e a meia noite para animar o nascimento de Cristo, haveria uma tradicional quadrilha. Seria um arraiá pra ninguém botar defeito. Ei... se esses caras pesquisarem mais um pouco., Vão certificar e atestar que Jesus é brasileiro e nasceu no Nordeste.
Maria da Paz
Macaíba(RN), Dezembro de 2008
Matéria de Jornal Local
Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho (09/12/2008 - 10:01)
Uma pesquisa realizada por um astrônomo australiano sugere que Jesus Cristo teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro. De acordo com Dave Reneke, a "estrela de Natal" que, segundo a Bíblia, teria guiado os Reis Magos até a Manjedoura, em Belém, não apenas teria aparecido no céu seis meses mais cedo, como também dois anos antes do que se pensava.
Estudos anteriores já haviam levantado a hipótese de que o nascimento teria ocorrido entre os anos 3 a.C e 1 d.C.
O astrônomo explica que a conclusão é fruto do mapeamento dos corpos celestes da época em que Jesus nasceu. O rastreamento foi possível a partir de um software que permite rever o posicionamento de estrelas e planetas há milhares de anos.
Baseando-se no Evangelho de Mateus, que descreve a aparição de uma "estrela" como sinal do nascimento de Jesus, Reneke identificou a conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, que teriam emitido uma forte luz que poderia ter sido confundida com uma estrela.
"Vênus e Júpiter chegaram muito perto no ano 2 a.C., refletindo muita luz. Não podemos dizer com certeza que esta era a estrela de Natal descrita na Bíblia, mas até agora esta é a explicação mais plausível que já vi sobre isso", disse Reneke à BBC Brasil.
"A astronomia é uma ciência tão precisa, que podemos apontar exatamente onde os planetas estavam. E há uma grande probabilidade de que esta conjunção possa ser a estrela descrita por Mateus no Evangelho."
O australiano diz que a pesquisa não é uma tentativa de contestar a religião.
"Quando misturamos ciência e religião há a sempre a chance de chatear as pessoas. Neste caso, esses resultados podem servir para reforçar a fé, porque mostram que realmente havia um grande objeto brilhante no céu no momento certo."
Fonte: G1
RECEITA ANTIGA DO ALUÁ DE MILHO  
INGREDIENTES

Dois litros de milho vermelho seco
18 litros de água
5 rapaduras de um 1 kg cada uma
Suco de 10 limões, ou o equivalente em laranjas
Uma raiz de gengibre partida e amassada
Jarra ou pote de barro já usado que caiba tudo

MODO DE FAZER

Escolha, lave o milho e leve ao sol, para secar. Bote uma caçarola sem gordura ao fogo, coloque o milho e mexa para tostar tudo por igual. Retire do fogo e deixe esfriar. Triture grosseiramente o milho em um pilão. Ponha água no pote junte o milho já frio e o gengibre. Tampe bem a jarra e deixe em infusão durante uma semana. Todos os dias dê uma mexida e, logo em seguida, tampe o pote. No dia de servir, raspe ou corte as rapaduras e adoce a bebida. Mexa bem até dissolver toda rapadura. Coe, em um coador de pano e depois adicione o suco das frutas. Caso prefira mais doce coloque um pouco mais se açúcar mascavo.

Nenhum comentário: