Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Clariô - Elomar Figueira Melo Auto da catingueira

Ai clariô, ai ai clariô
Purriba dos laj~edo o lua chegô
Já cá na cabicêra a função pispiô
Amiã cêdo a lua já entrô
E eu vô passá a noite intêra
Cantano clariô
E eu qui vim só
Só prá vê meu amor
Sei qui vô ficá só
Pois ela num chegô
Ai clariô, ai ai clariô


As baronesa já abriu as fulô
Nos catre e nas marqueza as figura sentô
A pé-de-bode abriu asa a cantô
Nas baxa e nas verêda
Seu canto raiô
E eu qui vim só
Só prá vê meu amô
Sei que vô fica só
Pois ela num chegô
Ai clariô, ai ai clariô
O nome científico da baronesa é Eichornia crassipes e é originária da América do norte e do sul.
Suas flores são em tons lilases e azuis. Servem tanto para a limpeza d'água quanto para ornamentação, mas não resistem ao corte para serem colocadas em vasos.
O maior problema causado por ela é a prodigiosa capacidade de reprodução, sendo preciso manter um controle adequado, caso contrário, a baronesa tende cobrir as águas obstruindo rios, lagos e represas.

Nenhum comentário: