2014 foi um ano barulhento de guerras pelo mundo a fora. Foram mais de sete semanas de horror. E pelo menos um final feliz nos escombros de Alepo o resgate de uma criança - Khalil, pelo menos para ele não foi final e sim recomeço.
Já no Brasil a Guerra foi mais silenciosa. Policiais viram bandidos em roiubos de bancos. Justiça com as próprias mãos fizeram uma inocentes pagar sem merecer. Estudantes e servidores inconformados com algumas situações e passaram a barbarizar. Tudo começou com um movimento chamado "Revolta do Buzão" que exigia passe livre para os estudantes, mas, as pessoas começaram a fazer caminhadas em prol de melhoras em Hospitais, postos de saúde, escolas, Universidades e o movimento tomou proporções históricas.
Entre os manifestantes, pessoas que não estão preocupados com o patrimônio público e/ou particular e até mesmo com vidas. Polícia, manifestantes e vândalos se enfrentaram muitas vezes. Cerca de oito pessoas morreram nesses confrontos o caso mais lembrado foi do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade de 49 anos, era casado e tinha uma filha.
Foi uma de perdas para a Literatura Brasileira. Perdemos João Ubaldo Ribeiro em 18 de Julho. Ele escritor, jornalista, roteirista e professor, membro da Academia de Letras, destaco aqui o Romance "Viva o povo Brasileiro", Rubem Azevedo Alves morreu em 19 de Julho - psicanalista, Teólogo, escritor e educador, tendo sido considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos. Costumo dizer que ele foi o maior conselheiro da literatura Brasileira, escritor de livros religiosos, didáticos, de auto ajuda e infantis´. Ariano Suassuna Vilar, morreu no dia 23 de Julho e ele era dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor. Entre as suas obras mais conhecida está o filme "Auto da Compadecida". Ainda em Março,dia 13, o Cinema e o teatro ficaram mais pobres , morria Paulo Goulart - Ator e autor realizou diversos trabalhos no Rádio, Televisão e Cinema e no dia 5 de Abril morreu José Wilker - ator, diretor e crítico de cinema.
Também perdemos a Copa em casa e um placar nunca visto na história do Brasil nas copas " SETE". esse foi o número de gols que balançou a rede Brasileira. Choro, revolta e um punhado de falação, falou-se em combinação de resultado, fingimento de Neymar, tudo a mando da Dona FIFA.
Mas, também ganhamos. Miguel Nicolélis apresentou ao mundo um exoesqueleto para a mobilidade dos paraplégicos, O japoneses deram uma lição de civilidade catando o lixo das arquibancadas. O premio de Matemática foi conferido a um brasileiro - Artur Avila, 35 anos é o primeiro brasileiro a ganhar a Medalha Fields. Estudos de uma equipe brasileira que anuncia a vacina contra AIDS para muito em breve.
Pelo mundo o Desafio do Balde para arrecadar fundos para a Campanha de tratamentos de pessoas com Esclerose Lateral homeotrófica, mas. o bobos brasileiros fizeram disso uma diversão de facebook.
A política foi um tanto conturbada. Acusações, agressões verbais e ironias marcaram as sabatinas televisionadas. Mudanças bruscas e a morte de Eduardo Campos em 13 de Agosto - as vésperas da eleição. Marina sua vice passa a Presidenciável. Everaldo se livrou de um pum na cara de Willian Boner. Levy Fidelis em defesa das famílias brasileiras disse coisa com coisa. Dilma reeleita para alegria de quase 52 % do eleitorado brasileiro.
Em São Paulo , calor, seca e racionamento. E acreditem nas primeiras chuvas, alagamentos.
Em Minas O São Francisco secou.
Foi o ano do Lepo Lepo, da Pensadora popozuda. Uma lástima.
E o Ebola já matou quase 8 mil pessoas sendo a maioria na Africa.
E por falar em Africa, país de negros. Houve muito racismo por aí: A banana jogada rendeu faturamento para Luciano Huck que de imediato lançou camisa com slogam "Somos todos Macacos". Mas, eu digo somos todos bananas - uma campanha para vender roupa e os tolos caíram direitinho no #somostodosmacacos. Aranha foi chamado de Macaco, Huck também recebeu sua cota de desrespeito, ator negro preso por engano 16 dias.
A estudante e ativista paquistanesa Malala Yousafzai levou um Nobel da Paz por defender a Educação feminina. Aos 15 anos ela foi baleada na cabeça pela luta que encampou com outras meninas de sua idade.
O Papa Francisco pediu paz, orou no muro das lamentações, pediu perdão e demonstrou humildade por onde passou.
No Rio de Janeiro a frase mais pronunciada foi "Onde está Amarildo?"
Outras palavras e frases foram ao Ápice este ano: Selfes, Friboi, Petrobras, corrupção.
Joaquim Barbosa puniu os mensaleiros do PT. Os demais estão por aí.
Na Califórnia , o Furacão Gonçalo traz dor e destruição. Na Coreia do Sul 300 pessoas morreu em um naufrágio
Luciano do Valle - comentarista esportivo, Jair Rodrigues - cantor e compositor, Nelson Ned - cantor evangélico, Hugo Carvana - ator e Antonio Ermínio de Morais fizeram a passagem.
Romário é o político mais votado de 2014, Rubinho chega em primeiro e Lais Souza fica paraplégica. Rubinho chegou em primeiro e Medina é o melhor da temporada nas pranchas do Havaí.36 anos já se passaram da Ditadura Militar e a repressão continua, a escravidão também não passou.
Somos reféns do mundo retangular:
Quinta-feira (13) o dia amanheceu triste. O poeta das coisas simples, Manoel de Barros, que tanto inventou sua biografia, não pôde inventar também o fim. Aos 97 anos ele se foi, para virar passarinho, e a nós resta um legado belo e singelo de poeminhas sobre a simplicidade.
Retrato do artista quando coisa
A maior riqueza
do homem
é sua incompletude.
Nesse ponto
sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou
— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai. Mas eu
preciso ser Outros.
Eu penso
renovar o homem
usando borboletas.
A maior riqueza
do homem
é sua incompletude.
Nesse ponto
sou abastado.
Palavras que me aceitam
como sou
— eu não aceito.
Não aguento ser apenas
um sujeito que abre
portas, que puxa
válvulas, que olha o
relógio, que compra pão
às 6 da tarde, que vai
lá fora, que aponta lápis,
que vê a uva etc. etc.
Perdoai. Mas eu
preciso ser Outros.
Eu penso
renovar o homem
usando borboletas.