Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sábado, 8 de agosto de 2009

Paulo Freire


Paulo Freire "“Fui albabetizado no chão do quintal de minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo, não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz.”
"Ninguém é analfabeto por eleição, mas como conseqüência das condições objetivas em que se encontra Em certas circunstância, o analfabeto é o homem que não necessita ler, em outras, é aquele ou aquela a quem foi negado o direito de ler."( FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981, p.15)
“Enquanto a prática bancária, como enfatizamos, implica numa espécie de anestesia, inibindo o poder criador dos educandos, a educação problematizadora, de caráter autenticamente reflexivo, implica num constante ato de desvelamento da realidade.” (FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p.80.)
" A educação será Liberdora na medida em que incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa das classes oprimidas em relação ao seu próprio processo de libertação.” (FREIRE, Paulo.“ Educação: o sonho possível”. In: BRANDÃo, C. R. (org). Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1986, p. 20.)

Nenhum comentário: