Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Margarina ou manteiga? Explico: Maria da Paz



Me perguntaram: Tem margarina animal?, tem manteiga vegetal? Explico Margarina e manteiga. Sim e não. Porque margarina e manteiga são lipídios (gorduras). E quando falamos comumente não definimos a origem. Mas, a origem é o fator determinante para dizer-mos o que é manteiga e o que é margarina.
A margarina é feita a partir de óleos vegetais - como os grãos de soja - e por isso é isenta de colesterol e tem menor quantidade de sal que a manteiga, que saõ de origem animal (gordura saturada). Atualmente as margarinas não são mais hidrogenadas (converção de gorduras insaturadas em saturadas) - os novos cremes vegetais passam por um processo chamado de interestificação e por isso estão isentas de ácidos gordos trans. Por ser rica em gordura polinsaturada (ómega-3 e ómega 6 ), essenciais na prevenção das doenças cardiovasculares. Por isso são mais saudável, estas gorduras são consideradas essenciais já que o nosso organismo não consegue sintetizá-las, necessitando de obtê-las através de alimentação, reduzindo em até três por cento os níveis de mau colesterol. O que significa uma redução entre 3 e 6 por cento do risco de acidente vascular cerebral (AVC).
A gordura vegetal é ainda fonte de vitaminas lipossolúveis A, D, E e K: A vitamina A ajuda a promover a saúde dos olhos e reforça o sistema imunitário;
A Vitamina D aumenta a fixação de cálcio, gerando o fortalecimento dos ossos e dos dentes;
A Vitamina E atua como antioxidante e tem um papel importante na proteção das células contra os radicais livres. As gorduras de origem animal são saturadas o que aumenta os níveis de colesterol no sangue, especialmente o mau colesterol, fator de risco das doenças cardiovasculares, das doenças metabólicas, entre outras. Além disso, atua na proteção do sistema reprodutivo e do sistema nervoso central ao mesmo tempo que reforça o sistema imunológico. Mas, há quem diga que ela pode aumentar em 53% a incidência de doenças cardíacas em mulheres, aumentando o nível de colesterol total e o de LDL (o "mau" colesterol); reduzindo o nível de colesterol HDL (o "bom" colesterol); aumentando em cinco vezes, o risco de câncer.
O nome margarina advém do grego “margaron” que significa “pérola” ou "ácido margárico" combinação dos ácidos esteárico e palmítico. A composição química da margarina difere-se do plástico por apenas uma molécula.
Depois de várias pesquisas e do avanço tecnológico, o produto passou a ser fabricado em larga escala. Hoje, no Brasil, a margarina é classificada como uma emulsão de água em óleos (as gotículas de água são distribuídas na fase oleosa).
Atualmente, a margarina moderna é produzida com uma grande variedade de gorduras animais e vegetais, geralmente misturadas com leite desnatado, sal e emulsionantes. em diferentes níveis de concentração (percentuais)
Uma manteiga verdadeira deve ter 80 por cento de gordura e 20 por cento de água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e butirina (a proteína do leite).
Em suma: a margarina pode receber componente animal e vegetal, já a manteiga, "never", "never", "never",seu componente é puramente animal.

Ch2CH).C2H4,

LDL – (Low Density Lipoproteins ) lipoproteínas de baixa densidade
HDL – (High Density Lipoproteins) lipoproteínas de alta densidade
Never - inglês Nunca
Triglicerídeos - essa gordura que também circula no sangue torna as moléculas de LDL menores, facilitando sua entrada nas artérias. E ainda diminui o nível de HDL.

Para uma vida saudável, Prefira comer:
- Peixes, frango sem pele. Retirar toda a gordura visível
- Leite e iogurte desnatado, queijo branco ou ricota.
- Clara de ovo: 2 claras = 1 ovo
- Frutas e verduras frescas.
- Massas de bolo sem gema de ovo, saladas e doces de frutas frescas
- Pães pobres em gordura, cereais integrais (aveia, trigo,linhaça, farelo), massas sem gema de ovo, grão de bico, feijão, ervilha, lentilha, batata, arroz, mandioca.
- Óleo vegetal (azeite de oliva).


ALERTA

COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA MARGARINA:

Gorduras Vegetais Hidrogenadas, Sebo Animal, Ácido Sulfúrico, Leite de Vaca, Soda Cáustica, Ácido Benzóico, Ácido Butil Hidroxitolueno(explosivo), Galato Propila, Corante Artificial(CI, CII, etc.), Aromatizantes Artificiais(PI, PIV), Antioxidantes Artificiais(AV, AVI e AVIII), Estabilizantes Artificiais, Vitamina "A" Sintética ou Acetato de Vitamina A2,20.COC Co)

RISCOS DE CONSUMO:

Ácido Sulfúrico, soda cáustica, ácido benzóico, antioxidante, aromatizante, estabilizante; estes são alguns ingredientes utilizados na fabricação da Margarina – produto que freqüenta com desenvoltura as mesas de milhões de pessoas no mundo inteiro.

Nenhum comentário: