Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 21 de dezembro de 2008

Solstício/As 80 Pirâmides do Egito/ETs e ITs

Em astronomia, solstício é o momento em que o Sol, durante seu movimento aparente na esfera celeste, atinge a maior declinação em latitude, medida a partir da linha do equador. Os solstícios ocorrem duas vezes por ano: em dezembro e em junho. O dia e hora exatos variam de um ano para outro. Quando ocorre no verão significa que a duração do dia é a mais longa do ano. Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério. Já no hemisfério sul, o fenômeno é simétrico: o solstício de verão ocorre em dezembro e o solstício de inverno ocorre em junho. Os momentos exatos dos solstícios, que também marcam as mudanças de estação, são obtidos por cálculos de astronomia (consulte a tabela abaixo para os valores de alguns anos).

Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os solstícios não dividem o ano em um número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol (periélio) viaja mais velozmente do que quanto está mais longe (afélio).

Os trópicos de Câncer e Capricórnio são definidos em função dos solstícios. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. No solstício de inverno, ocorre a mesma coisa no Trópico de Câncer.




Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizéh (Quéops, Quéfren e Miquerinos) ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.
As Pirâmides Egípcias sempre foram cercadas de mistério. A primeira foi construída cerca de 4.500 anos atrás. Pelo que se sabe, os egípcios antigos tinham um conhecimento preciso de geometria e astronomia, mas nada que realmente explique como foram construídas. A partir daí, começaram a surgir várias teorias de que as pirâmides não foram construídas pelo homem, mas sim por uma raça alienígena ou por uma civilização desaparecida (Atlântica).

Existem três pesquisadores que são famosos por defender estas teorias. Von Daniken acredita que os alienígenas visitassem a Terra, e que estes contruíram as pirâmides. Já Sitchin defende que a raça humana teria sido criada por engenharia genética, da combinação do DNA do Homo erectus com o DNA de uma raça alienígena. Esta raça teria criado o homem para trabalhar como escravo na mineração de ouro.

Edgar Cayce, sustentava a teoria de que as pirâmides haviam sido construídas pelos habitantes de Atlântida. Para Cayce, eles teriam ido para o Egito por volta de 10.000 a.C., levando com eles a historia de sua civilização.

A unica das 7 maravilhas a sobreviver ate os dias de hoje, as piramides de Giza foram iniciadas ha mais de 4500 anos atras..........


Grande Piramide de Cheops(Khufu)....A maior e mais antiga tem 146m de altura (maior que a maioria dos skyscrapers do nosso querido Brasil)....formada por mais de 2.5 milhoes de blocos.

Piramide de Chephren (Khafre).....aparentando ser a maior de todas (por estar em um lugar mais alto....possui 136m e ainda contem parte da cobertura original (pedra calcaria) no topo.

Piramide de Mycerinus(Menkaure)..........62 metros.

Esfinge.......50 metros de comprimento por 22 de altura.
Elas são grandes. Juntando-se as bases das três Pirâmides de Gizé, obtém-se mais de 93 mil metros quadrados — mesma área coberta pelos nove quarteirões da área de Lower Midtown, Nova York. E também são velhas. Já eram antigas antes de os gregos ou os romanos inventarem uma palavra para dizer antigo. Quando os chineses começaram a construir a Grande Muralha, a Grande Pirâmide de Quéops (à direita) já estava de pé havia 1,8 mil anos. Quando o grego Heródoto listou as Sete Maravilhas do Mundo Antigo, no século 5 a.C., mais tempo o separava da Grande Pirâmide do que das obras do Coliseu de Roma. Quando os contos das Mil e Uma Noites foram compilados no século 10, narravam visitas de viajantes às pirâmides. E, quando Napoleão Bonaparte conduziu o exército francês Egito adentro, há mais de 200 anos, expôs a seus soldados que mais de 40 séculos os observavam do alto dos enormes túmulos. "O homem teme o Tempo", diz um provérbio árabe, "mas o Tempo teme as Pirâmides".

("A oeste, banhadas pela poeira dourada
e reluzente do pôr-do-sol,
repousavam as pirâmides".
Auguste Mariette,
serviço Egípcio de Antigüidades/1858-1881)

Nenhum comentário: