Na verdade, não foram só três os governadores gerais do Brasil. Porém, sempre se consideram os três primeiros, Tomé de Sousa, Duarte da Costa, e Mem de Sá, por terem governado o primeiro brasil unificado.
.
O governo geral no brasil foi instituído em 1549, após o fracasso das capitanias hereditárias no início do século XVI, e terminou em 1808 com a chegada da família real portuguesa.
Em 1549, D. João III, concede a Tomé de Sousa, o governo de todas as capitanias, agora unificadas sob um governo-geral. Tomé de Sousa funda Salvador, que serve de capital para o novo governo, e estabelece dezenas de órgãos governamentais.
Duarte da Costa, sucede Tomé de Sousa em 1553, e se envolve em conflitos locais a respeito da escravidão indígena e dos jesuítas, deixando o cargo em 1557.
Mem de Sá, o sucede em 1558, expulsa os franceses e funda a cidade do Rio de Janeiro. Morre em 1572.
O que aconteceu, foi que depois da morte de Mem de Sá, o Brasil foi dividido em dois governos-gerais,
um ao Norte na Bahia, para Luís Brito de Almeida e outro ao Sul no Rio de Janeiro, para António Salema.
.
Porém o governo foi reunificado, novamente com sede em Salvador, em 1578, sob o controle de Lourenço da Veiga.
Muitos desconsideram os governos que sucedem nesse período após a divisão da colônia em dois governos, pois a partir da morte de Mem de Sá até 1808, o governo geral passa por várias divisões e reunificações, chegando a ter governos provisórios e juntas administrativas. A partir de 1640, também é instituído no Brasil, o cargo de Vice-Rei.
Assim, considerando os governadores-gerais, juntas governamentais, e vice-reis, o brasil teve no total de 1549 a 1808, o período do governo geral, 71 governadores da colônia unificada, 2 governadores da Bahia e e 2 do Rio de Janeiro, no período da colônia dividida.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_go...
Nenhum comentário:
Postar um comentário