Dia do Nordestino - 08 de Novembro

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Versos Nordestinos

Dirceu Rabelo
O BEIJO

O beijo que outras me deram
Não me valeram metade
Do beijo que não me deste.
Num beijo teu
Eu ergueria um mundo
E ele te custaria apenas
A efemeridade de um segundo....



Onildo Barbosa
Quando o dia vai embora
A tarde é quem sente a queixa
O portão da noite abre
A porta do dia fecha
A boca da noite engole
Os restos que o dia deixa.



João Paraibano
Terreno ruim não dá fruto,
Por mais que a gente cultive,
No seu céu eu nunca fui,
Sua estrela eu nunca tive,
Que o espinho não se hospeda,
Na mansão que a rosa vive.



Rogério Menezes
Quando a mulher é jogada
Na mais detestável lama,
Recebendo humilhações
Da pessoa que mais ama,
A Terra bebe chorando
As lágrimas que ela derrama....



João Paraibano
Vi o fantasma da seca
Ser transportado numa rede
Vi o açude secando
Com três rachões na parede
E as abelhas no velório
Da flor que morreu de sede.
...


João Paraibano
Coruja dá gargalhada
Na casa que não tem dono
A borboleta azulada 
Da cor de um papel carbono
Faz ventilador das asas
Pra rosa pegar no sono....



João Paraibano
A juventude não dá 
Direito a segunda via
Jesus pintou meus cabelos
No final da boemia
Mas na hora de pintar
Esqueceu de perguntar
Qual era a cor que eu queria

Toda a noite quando deito
Um pesadelo me abraça
Meu cabelo que era preto
Está da cor de fumaça
Ficou branco após os trinta
Eu não quis gastar com tinta
O tempo pintou de graça



João Paraibano
Faço da minha esperança 
Arma pra sobreviver
Até desengano eu planto
Pensando que vai nascer
E rego com as próprias lágrimas
Pra ilusão não morrer



Nenhum comentário: