Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sábado, 15 de agosto de 2015

Trevalia - Maria da Paz

Trevalia

Eu hoje acordei cum  uma trevalia
Dei um cheiro no cangote de Shofie
Ela me oiô cum os zoi arregalado
Saiu fogo pelas venta
E deu-me um tabefe no pé da zureia
E outro na taba do queixo
Queu inté agora num me achei
Eu mabufulei e indureci a munheca
Mais logo me arrecuperei
E alembrei de papai  dizendo
"em muié num se bate -
Seje espinho, seje fulû"
Maginei cum eu e meu quengo
Me aprumei in riba dos cambito
Estralei os mocotó
E sai desembestado pelo pasto
cum os bofe quase de fora
E uma dor na viria
Minha titela tava fria
cum veigonha de vortar
e topar cum a tá que me azuelou
Meu bucho cumeçou a remexer
O estambo cumeçou a duer
Deu um frio no osso do mucumbú
Eu gelei.e minha guela secou
Home eu tava tão neivoso
que meu suvaco pingava
Mi vi no mato sem cachorro
Só passei essa veigonha
Por que fui muito abiudo.
Cuma pude fazer aquilo
Dar um cheiro no cangote
Da fia do fazendeiro
Ou apanha de chibata
Ou ela devolve na lata
Matutei, matutei e cuncrui
Pedir descuipa pra moça
Era a coisa mais certeira
Ainda mei descunfiado
Disse cum essas palavra:
Moça, voimicê me adescuipe
É queu tõ mei infezado
Toda panela tem tampa,
Todo pote, sua rudia
Toda Porta uma tramela
Foi no mei da arizia
que eu pensei que pudia
Num foi pru inxirimento
E sai me incricriano
Cum medo de ribuliço
e dimean bem cedinhono
no primeiro clariar
Butei uma bisaca de roupa
no lombo do jumento
e sai rodagem a fora.
Pra isquecer esse labacé
Vou pras banda de Cuité
E esse mes de Santana
Vou passear na cidade
na casa de minha tia
Maria de Sebastiana.
É como minha mãe dizia
Nunca misture o real
cum as suas trevalia.

Parnamirim 1 de Agosto de 2015

Meu nome é Inácio
Entre fulanos e Sicranos

Foto ilustrativa
Parceiro de viagem do norte-americano Jonathan Dunham em sua jornada espiritual pelas Américas, o burro Judas morreu na quarta-feira (140/03/2014), em Caçapava do Sul, na Região Sudoeste do Rio Grande do Sul. Juntos, eles percorriam o continente a pé há cinco anos. 


Nenhum comentário: