Dia do Nordestino - 08 de Novembro

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Lua cheia, céu estrelado e as trilhas noturnas - Maria da Paz















No Sítio, quando é noite de Lua cheia,
as copas das árvores  ficam bonitas.
As estradas, se ver ao longe 
e o céu fica estrelados, parecendo que aquele teto
pode desabar a qualquer momento em nossas cabeças.
As nuvens! Nossa ! as nuvens quando tem ficam lindas,
de um lado brancas como algodão.
É nessa noite que os habitantes se aventuram, pra visitar
os vizinhos. Essa vizinhança, muitas vezes 
levam uma hora de caminhada
pelas veredas e mesmo no claro da Lua 
sempre há uns faxiletes para iluminar o chão. 
Numa dessas passagens, fui visitar minha avó 
e ficou combinado que a noite todos iam visitar um compadre
de minha mãe.
O escuro foi o menor dos empecilhos, pois
estávamos todos eufóricos.
Eu, na minha meninice tinha medo mesmo era de alma.
E acho que as outras crianças também.
Os adultos  iam jogar baralho e tomar café
outros iam tomar uma cachacinha pra passar o frio.
E as crianças brincar de roda, tica e até esconde-esconde.
Depois da brincadeira, tinha sempre um milho cozido, 
um suco de rapadura, cocada e pipoca.
Quando dava meia noite o regresso cansado e sonolento
da meninada que de vez em quando perguntava:
Já tá perto?
E a resposta de um dos adultos
Deixa de ser besta  menino,
a gente já está quase chegando.

Nenhum comentário: