Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Comentário a respeito de Ouro de tolo do Raul Seixas


A música popular passa a ser o espaço "nobre", onde se articulam, são avaliadas e interpretadas as contradições socioeconômicas e culturais do país, dando-nos por tanto seu mais fiel retrato.
Silviano Santiago

Pirita ou pirite  ou ainda pirite de ferro, é um dissulfeto de ferro, FeS2. Tem os cristais isométricos que aparecem geralmente como cubos, mas também frequentemente como octaedros ou piritoedros (dodecaedros com faces pentagonais). Tem uma fratura ligeiramente desigual e conchoidal, uma dureza de 6-6.5 na escala de Mohs, e uma densidade de 4,95 a 5,10. Tem uma risca negro-esverdeada e, devido ao seu brilho metálico e à cor amarelo-dourada, recebeu também o apelido de ouro-dos-tolos; ironicamente, contudo, pequenas quantidades de ouro podem às vezes ser encontradas disseminadas nas piritas. De fato, dependendo da quantidade de ouro, a pirite aurífera pode mesmo ser uma fonte valiosa deste metal precioso. Em piritas podem ocorrer também arsênioníquelcobalto ecobre. Desse metal saiu a expressão "Nem tudo que reluz é ouro.


Ouro de Tolo  - Raul Seixas

Eu devia estar contente
Porque eu tenho um emprego
Sou um dito cidadão respeitável
E ganho quatro mil cruzeiros por mês

Eu devia agradecer ao Senhor
Por ter tido sucesso na vida como artista
Eu devia estar feliz
Porque consegui comprar um Corcel 73

Eu devia estar alegre e satisfeito
Por morar em Ipanema
Depois de ter passado fome por dois anos
Aqui na Cidade Maravilhosa

Ah! Eu devia estar sorrindo e orgulhoso
Por ter finalmente vencido na vida
Mas eu acho isso uma grande piada
E um tanto quanto perigosa

Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado

Porque foi tão fácil conseguir
E agora eu me pergunto: E daí?
Eu tenho uma porção de coisas grandes
Pra conquistar, e eu não posso ficar aí parado

Eu devia estar feliz pelo Senhor
Ter me concedido o domingo
Pra ir com a família ao Jardim Zoológico
Dar pipoca aos macacos

Ah! Mas que sujeito chato sou eu
Que não acha nada engraçado
Macaco praia, carro, jornal, tobogã
Eu acho tudo isso um saco

É você olhar no espelho
Se sentir um grandessíssimo idiota
Saber que é humano, ridículo, limitado
Que só usa dez por cento de sua Cabeça animal

E você ainda acredita que é um doutor, padre ou policial
Que está contribuindo com sua parte
Para nosso belo quadro social
Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas embandeiradas
que separam quintais
No cume calmo do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora de um disco voador





POSTEI ESTA MÚSICA PARA FAZER UM BREVE COMENTÁRIO

                      Estava eu e alguns alunos na calçada da Escola, esperando o
ônibus que eles viajam para suas casas ao final do  dia e como de costume
a Direção da Escola. Sim por que é habitual que uma pessoa da Direção
 os acompanhem, até que o último aluno embarque. Hoje eventualmente,
era eu a pastoreia. 
Mais adiante havia um  carro estacionado com um som que
tocava a música "Ouro de Tolo" de Raul. Em um dado momento um dos alunos, exclamou a seguinte frase: - Como pode um pessoa escutar uma música ridícula dessa meu irmão?!!!!  Nesse momento, entrei em campo e fui explicar para oJovem, o que na minha concepção de educadora e transmissora de saberes está faltando na grande maioria dos educadores do Brasil. “A vontade de mostrar  com olhos de sabedoria o que está "embutido" sim, embutido do verbo "esconder" nas letras de músicas que os jovens atuais estabeleceram  como ridículas.” É ridículo ir a rua lutar por direitos da cidadania?
Fazendo uma análise rasa e cotidiana, se descobre coisas bárbaras como: a falta do contentamento pelas coisas que conquistamos (quanto mais temos mais queremos) - eu devia, eu devia, ou a falta de interesse por tudo que adquiriu; Mas, o mais incrível é que existe todo um contexto voltado para as militâncias de 1964. Tudo bem que Raul, não foi nenhum aguerrido das lutas pelo fim da Ditadura Militar, mas, esse descontentamento pode indicar  que havia uma pretensão de sairde sua zona de conforto, ao dizer "Se olhar no espelho e sentir-se um grandessíssimo idiota" e reconhecer a sua impotência  - "ridículo, limitado que só usa 10% de sua capacidade de pensar e agir. Ele ainda atenta para as desigualdades sociais nas pessoas do Doutor, do padre e do policial que ora exercia os desmandos dos ditadores. Raul Seixas nunca foi exilado político, por decisão própria  promoveu seu auto exílio. Suas músicas muito loucas tinham cunho revolucionários, como podemos citar a "Sociedade Alternativa"  movimento que ele trouxe para o Brasil. Assim "ouro dos tolos" para osrevolucionários eram representados através de músicas. Nem sempre músicas, mas mensagens para os colegas que lutam e/ou para a população.
"Nem tudo que reluz é ouro
Nem todoa música é música"
 






Chico Buarque de Hollanda era o preferido pela Censura

Truculência, violência

Dilma, nossa presidente esteve na mira da Ditadura
Carlos Lamarca, 




A música popular passa a ser o espaço "nobre", onde se articulam, são avaliadas e interpretadas as contradições socioeconômicas e culturais do país, dando-nos por tanto seu mais fiel retrato.
Silviano Santiago




Nenhum comentário: