Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sábado, 19 de setembro de 2009

Cartilha de Prevenção as Drogas

Drogas ilícitas:
As drogas ilícitas (as proibidas por lei), assim como as lícitas, podem ter efeitos estimulantes, depressivos ou perturbadores no sistema nervoso central.
Exemplos:
- Cocaína, de efeito estimulante, extraída da coca, vegetal das regiões andinas da América do Sul, pode ser inalada na forma de pó refinado ou injetada na veia, misturada com água;
- Crack, uma variação da cocaína cujo resíduo é misturado com bicarbonato de sódio e fumado;
- Maconha, de efeito perturbador, extraída da folha da planta Cannabis Sativa. O pó da folha ressecada é fumado;
- “Ecstasy”, a chamada “pílula do amor”, por ser adquirida em forma de comprimido, é um composto de substâncias estimulantes e perturbadoras (muitas vezes utilizada em casas noturnas).

Classificação das drogas Psicotrópicas:
Existe uma classificação das substâncias psicotrópicas, de acordo com o seu efeito no sistema nervoso central.
Exemplos:
- Estimulantes, que aceleram a transmissão nervosa. Fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas com menos sono e mais elétricas. São as anfetaminas, também conhecidas como “bolinha” ou “rebite” (presentes em remédios para emagrecer), cafeína, cocaína, crack, nicotina, entre outras.
- Depressoras, que diminuem o ritmo da transmissão nervosa. São os opiáceos-xaropes, álcool, morfina, heroína, ansiolíticos e barbitúricos (calmantes), ervas calmantes (chás), entre outras.
- Perturbadoras, que potencializam sensações e podem alterar o funcionamento do sistema nervoso central. O melhor exemplo é a maconha.
- Alucinógenas, únicas substâncias que alteram o sistema nervoso central a ponto de causar alucinações, como, por exemplo, algumas ervas/flores, ácido lisérgico (LSD), alguns cipós e cogumelos encontrados em esterco.

Lembre-se que cada indivíduo tem uma prédisposição diferente e age de forma peculiar à sua personalidade, momento atual e história de vida.

A droga, o sentimento e o comportamento:
Por sermos parte da natureza, também em nosso corpo são produzidas drogas que nos estimulam, relaxam, trazem prazer, conforme nosso estado de espírito e as condições em que vivemos, principalmente as que queremos.
Nenhuma droga determina o comportamento e o sentimento, mas pode facilitar o acontecimento de atitudes.
O que sentimos e como agimos depende, em boa parte, de nós mesmos.
O consumo de drogas faz com que o corpo fique cada vez mais preguiçoso, pois por que produzir substâncias que nos fazem relaxar, sentir prazer, ou dar mais energia, se outras substâncias que estão fora de nós são ingeridas, fumadas ou injetadas e podem ter efeito mais rápido e até mais intenso?

A definição de DROGA abrange, além de substâncias produzidas artificialmente, também as da natureza – proibidas ou não por lei.


A finalidade deste estudo é conscientizar as pessoas na prevenção do abuso e dependência das drogas psicotrópicas.

Quando criamos necessidades que não são verdadeiras e usamos drogas de forma inadequada, o bem-estar que procuramos é artificial e ilusório.

CUIDADO: Muitas vezes nos deparamos com cenas de programas de televisão em que o whisky é visto como uma forma para “relaxar”, assim como o cigarro conforta quem está tenso.
O grande problema é que a bebida alcoólica é sempre motivo para “afogar as tristezas” como também para comemorar as vitórias.
Fique atento!
Pesquisa do NEVICI sobre o uso de drogas
O NEVICI (Núcleo de Estudos sobre a Violência e a Conquista da Cidadania) realizou uma pesquisa sobre o uso de drogas durante o primeiro semestre de 2005 e contou com a participação de 1.575 alunos, sendo 1.017 do sexo feminino e 558 do sexo masculino. O questionário utilizado foi desenvolvido pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).
Os resultados apontam como maior incidência de consumo:
O álcool em primeiro lugar, seguido pelo cigarro (nicotina), que, juntamente com os medicamentos, alcançou o segundo lugar.
- 11% afirmam nunca beber;
- 80% afirmam ter o hábito de ingerir bebidas alcoólicas.
É aí que "mora o perigo"!
O hábito de beber cria rituais em que a bebida é muitas vezes o motivo principal da reunião dos amigos.
- Muita gente já tomou um “porre” – 50% das mulheres e 65% dos homens que responderam a pesquisa afirmam ter passado por essa experiência.
- A pesquisa aponta que a bebida mais consumida é a cerveja. A maioria das pessoas consultadas, 39%, costuma beber com os amigos em bares e casas noturnas; 24% costumam
beber em casa.

CUIDADO COM O ABUSO!
Quando a bebida toma uma proporção de
importância acima do normal a situação
pode ficar complicada!
O abuso é um passo para a dependência! O que é pior: a pessoa não tem consciência do agravamento da dependência.
O que é dependência?
A sociedade em geral muito facilmente não percebe o tamanho do problema que o álcool pode trazer: a momentânea sensação de prazer pode dar lugar ao desconforto e conseqüências que atrapalham a vida pessoal e profissional.
Quanto ao uso do cigarro, a pesquisa aponta a incidência de:
- 20% entre as mulheres e 21% entre os homens.
Ao lado do cigarro estão os medicamentos como as drogas mais usadas entre as pessoas pesquisadas. Neste item, a população feminina vence:
- Tranqüilizantes sem receita já foram consumidos por 27% das mulheres e 17% dos homens;
- Medicamentos estimulantes para emagrecer ou ficar acordado já foram consumidos por 20% da população feminina e 8% da população masculina.
- Da população feminina, 23% já experimentaram maconha; da população masculina temos o índice de 34%.
- A maioria da população pesquisada nunca experimentou cocaína ou crack: apenas 11% afirmam ter tido essa experiência.
- Quanto aos anabolizantes, 94% dos pesquisados afirmam nunca ter consumido.
A questão da prevenção do uso de drogas pode ser conscientizada por meio da nossa educação, relações afetivas, mídia, esportes, entre outros.
As drogas ilícitas são as menos
significativas nos resultados da pesquisa.
Podemos crescer com autonomia, tendo sempre em mente que a liberdade implica em assumirmos um projeto de vida!

Dicas de sites que podem ajudar em suas pesquisas
http://www.antidrogas.com.br/ (Anti Drogas)
http://www.alcoolismo.com.br/ (Alcoolismo)
http://www.alcoolicosanonimos.org.br (Alcoólicos Anônimos)
http://www.contradrogas.org.br (Associação Parceria contra Drogas)
http://obid.senad.gov.br (Secretaria Nacional Contra as Drogas – Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas)

Nenhum comentário: