Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 17 de maio de 2009

A escola - Educar em três tempos: Artur da Távola








Eu educo hoje,
com os valores que eu recebí ontem,
para as pessoas que são o amanhã.
O s valores de ontem, os conheco.
Os de hoje, percebo alguns.
Dos de amanhã, não sei.
Se só uso os de hoje, não educo: complico.
Se só uso os de ontem, não educo: condiciono.
Se só uso os de amanhã, não educo:
Faço experiências às custas das crianças.
Se uso os três, sofro, mais educo.
Por isso, educar pe perder sempre sem perder-se.
Educa quem for capaz de fundir ontens, hojes
e amanhãs, transformando-os num presente
onde o "amor" e o "Livre arbítrio"
sejam as bases.
Palvras sábias de Artur da Távola
-----------------------------------------------------

Ser educador é uma tarefa muito importante.
E por que não dizer árdua e complicada.
Perceber-se diante do seu educando, tentando
descobrir o que é melhor transmitir naquele momento,
com o desejo enorme de acerto e a vontade de passar
todos os conhecimentos possíveis.
Chegando as vezes a dizer-lhe: Viu como é facil?
E para sua surpresa o educando diz: É fácil, mas, eu não entendi.
...

Monólogo
O sujeito trava uma luta com ele mesmo.
É um bombardeio de interrogações na cabeça do infeliz:

Porque, Pra que, como, onde, o que, com quem,
Porque estudar física?
Pra que aprender Química?
Como aprender história?
Onde vou usar a Geografia?
O que fazer com o ensino religioso?
Com quem vou falar o inglês?
É certo que a Língua Portuguesa eu vou precisar.
E também da Matemática pois, quero arranjar uma namorada urgente
e para isso vou ter que saber contar o tempo.
Pela manhã, vou pegar meu carrinho de mão
e vou sair vendendo detergente que a minha irmã aprendeu a fazer e, só em vê-la fazendo, já aprendí. Com isso vou juntar uma grana para comprar confeitos e chocolates para dar-lhe de presente no "Dia dos Namorados, no Aniversário, no Natal, na Pascoa e em outras datas importantes.
Nossa quanto dinheiro, vou gastar.
Não sei quem enventou essas datas,
só pra gente gastar dinheiro.
E é por isso que eu vou precisar da Matemática,
pra somar os prejuízos, ou melhor,pra contar o meu lucro.
E se a gente for casar? E se for ter filhos? Meu Deus.!!!
Gastar pra pagar o casório na Igreja e no cartório,
E o batizado dos meninos? Pôxa, ainda bem que os registros
hoje em dia são de graça, é só pedir um documento no Conselho Tutelar.
E a feira? Mas vamos pensar nisso depois, muito depois.
Bom! mas, voltando para o meu cotidiano, quando eu chegar das vendas dos detergentes, vou dividir o apurado com minha irmã, afinal, ela está me ajudando na produção dos detergentes. E vou também dar uma voltinha rápida na vizinhança, na esperança de encontrar umas garrafas "pett". Porque será que se chamam pett, essas garrafas de regrigerantes? Mas, isso não importa. Em seguida vou almoçar fora. Tô podendo! Vou num tal de "self service". Quase que eu não sei nem pronunciar esse nome! Ainda bem que não tenho que o escrever!. Ja no restaurante, me servindo, levando o prato à balança, na notinha o sujeito anota 0,885Kg. Dar pra entender, meu Deus ! comida para um elefante e a gritaria começa! Moço essa balança está quebrada, quase uma tonelada. Mas, logo tudo se acalma; 885 gramas. Quase um 1 quilo. Como muito, pois quero ser forte, ter saúde. Os alimentos são importantes. Meu prato parece mais um arco-íris, colorido. Depois do almoço é sempre bom, dar um tempo, como dizem por aí, pra comida chegar na barriga!, pra fazer a digestão! Na parte da tarde, eu não sou de ferro, jogar uma bolinha, essa história de vida sedentária mata negrinho por aí. Exercício físico é tudo de bom, para a saúde. Tá quase na hora de ir pra casa da namorada: É hoje! banho bem tomado, cabelo lavado, ouvidos limpos, unhas lixadas e aparadas, planta do pé, eu esfrego numa pedrinha, É que pé rachado não faz bem para a saúde, sabe? E os dentes? bem escovas, língua limpa, enfim, um banho de faxina. Na casa da doidinha, 7 horas em ponto, as nove tenho que pegar caminho de volta pra casa! Esse tal de sogro! é melhor não contrariar. Mas, e sos beijinhos? Só pensava nisso! Avancei e a menina disse: stop! meu ded tá vendo!!!
E eu? Oh my god!! Faço o que agora? O velho vai se encostando, se encostando. Olha o papo do camarada! - Gosta de noticiário? Sim. Claro que sim. Pois vamos ver agora essa reportagem sobre o descongelamento das calotas polares e também sobre a Patagonia. Você sabe onde é a Patagonia? Ei, vamos concordar que resposta de quem não tem certeza do que diz, é sempre uma pergunta. - A Patagonia? claro, claro!!
Começa o noticiário, graças a Deus. Mas, nessa eu mesmo me peguei. Onde diabo seria a Patogonia. Ainda bem que eu ia assistir o tal noticiário pra ficar mais que depreza sabendo onde é a Pa-ta-gô-nia. Região desértica e gelada entre o Chile e a Argentina, disse a reporter. Que engraçado! Aquí no Continente americano. E eu que pensei que essa regiões geladas ficassem longe, muito longe. Ufa! Até que enfim, mas, beijinhos, nada, never, never...Já em casa, pensando em tudo que pode acontece em apenas um dia com um indivíduo, a conclusão é que me dei conta de que nada sei, e agora?

Um comentário:

Valentin disse...

Querida amiga en el blogs:

La verdad, para el ser humano cada día es un día de aprendizaje, por lo tanto es cierto preguntarse:
¿ Dios mío, hasta cuando debo estar aprendiendo?.

Recibe mi afecto. Valentin.