Dia do Nordestino - 08 de Novembro

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Elino Julião Poeta do Serido - Por Elino Julião Junior

Elino Julião Poeta do Serido - Por Elino Julião Junior
Na íntegra 

ALGUNS FATOS QUE MARCARAM A CARREIRA ARTÍSTICA DO POETA DO SERIDÓ ELINO JULIÃO.
1- Elino Julião dedicou 53 anos de sua vida ao Forró, com 41 discos gravados em Vinil, sendo que o primeiro Foi lançado no ano de 1961, pela gravadora Chanteclair. Nove CDs foram gravados, sendo o último no ano de 2006, com o título "Dentro do Movimento", além de coletâneas e lançamentos masterizados.
2-Elino Julião compôs cerca de 350 músicas, que além dele próprio, foram gravadas por nomes como: Luis Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Genival Lacerda, dentre outros.
3-  Somando-se suas parcerias com outros artistas e compositores, este número chega a quase 700 músicas.
4- Elino Julião foi contratado pela gravadora CBS durante 23 anos. Seus últimos trabalhos pela gravadora foram:  "Meu coração é das mulheres" e "De Novo Elino Julião".
5-  O auge da carreira profissional aconteceu quando o artista, na Gravadora CBS, na década de 70 chegou a vender 900mil cópias e era o campeão de vendas. Isso aconteceu em 1978. O LP "Coração Louco", trazia o seu maior sucesso da sua carreira, a música "Meu cofrinho de amor"
 6- Segundo palavras do próprio Elino Julião, as músicas "Meu cofrinho de Amor" no brega e "O rabo do Jumento" no Forró  são as composições que lhe deram reconhecimento nacional. A música "Meu cofrinho de amor" é uma composição de dois amigos seu: João Martins e Elias Soares e O Rabo do Jumento é uma composição sua com Dilson Dória.
7- Várias são as músicas de Elino Julião que evidenciaram a Cultura Nordestina. Grandes sucessos que são considerados verdadeiros hinos das Festas de São João do Brasil, como: Na sombra do Juazeiro, O rabo do Jumento, Puxando Fogo, O burro, O baile do Tancredo, A Festa do Senhor São João, dentre outras.
8- Na década de 50 na Rádio Poti de Natal, no Programa de Genar Wanderley, Elino Julião teve o privilégio de conhecer o Rei do Ritmo Jackson do Pandeiro, que  reconhecendo seu talento o convidou para morar no Rio de Janeiro e fazer parte do seu grupo musical como ritmista.
9- O convívio ao lado de Jackson do Pandeiro rendeu para Elino Julião, além de uma grande amizade, grandes frutos musicais. Durante 8 anos ele se apresentou em programas de rádios e TV, fizeram shows e conheceu o Brasil inteiro fazendo parte de Grupo Musical do Rei do Ritmo. 
10- Elino Julião também conviveu com Luiz Gonzaga "O Rei do Baião" e teve o prazer de, ao seu Lado participar de programas de Rádio no Rio de Janeiro tocando Zabumba e cantando. Tudo isso na Rádio Globo e Rádio Nacional do Rio de Janeiro na década de 60.
11- Jackson do Pandeiro gravou as seguintes músicas de Elino Julião: Na Bodega do Expedito, Rabo de Saia, Xodó de Motorista.
12- Elino Julião também foi contratado pelas seguintes gravadoras:  Canta Galo: Fontana/Philips/Polygran: CBS: Veliros/CBS; CBS/Entré; CBS/Uirapuru; Uirapuru/Veleiro; CBS/Columbia; Copacabana; Sinter/Polygran/Philips, 3S; Master Músic. Sprinter; SonyMusic;/Columbia; Polidisc, Guriatã; Sony Music; Seleto. Loreda's e Nação Potiguar.
13- Elino Julião foi o artista do Estado do Rio Grande do Norte que representou a Cultura Popular Brasileira através do Forró. Na oportunidade o artista se apresentou no ano 2000 em Portugal, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. O show foi memorável em Portugal, dentro do Projeto Brasil 500 anos.
14- As Músicas de Elino Julião são executadas em diversos países como: Belgica, Angola, Zãmbia e Portugal.
15- Elino Julião por intermédio de sua carreira musical é um dos grandes divulgadores da Cultura Nordestina através do Forró. Devido a qualidade de suas músicas, com sua obra sendo reconhecida como uma das principais do forró tradicional Pé de Serra, isto por Elino ter um perfil regionalista
16- Elino Julião foi o artista que mais participou de coletâneas de Forró, os chamados "Pau de sebo". Este fato o coloca como o artista que mais divulgou este gênero musical pelo Brasil. 

Nenhum comentário: