Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 25 de janeiro de 2015

A Caatinga


A Caatinga tem o nome originado no Tupi. Mata Branca - caa = mata e tinga = branca. É uma vegetação tipicamente brasileira. Este nome se dar por que nos períodos secos, a grande maioria das plantas perdem as folhas e a seca deixa os troncos e galhos descobertos esbranquiçados. A queda das folhas é uma adaptação para reduzir os gastos de energia e assim a planta consegue resistir a longas estiadas. Com uma área de cerca de 850.000 Km quadrados, o que equivale a aproximadamente 10% do Território Nacional. Com mais ou menos 1.000 plantas catalogadas e em média 2.000 a 3.000 para serem catalogadas. 




Já a fauna, os cientistas afirmam que está esgotada e que muitas especies já desapareceram. São cerca de 15 espécies de anfíbios, 45 espécies de Répteis, 700 espécies de aves e cerca de 120 espécies de mamíferos. Com um números bem menos de seres invertebrados, até mesmo por falta de interesse dos cientista pelas espécies invertebradas. Mas, a realidade é que a Caatinga resiste e se adapta as mais variadas situações.
Na Caatinga vivem Lagartixas, Calangos Verde, Calangos cego, Bribas, Sapo cururu, Rãs, Preá, Tatus, Pebas, Raposas, Gatos do mato, Cobras, muitas cobras... Muitos invertebrados como: grilo branco,  bicho pau, Louva deus, formigas, besouros, aranhas, escorpiões e centopeias

ALGUNS ANIMAIS DA CAATINGA:
As lagartixas constituem um grupo particular de lagartos,  são cerca de 400 espécies
Lagartixa (Tropidurus hispidus): É um animal que pode ser encontrado no pedregulhos, em moitas, em entulhos, troncos de árvores, e até dentro das casas. É inofensivo e tem grande importância para o equilíbrio ecológico, pois alimenta-se de insetos, de pequenos vertebrados, além de frutas e migalhas de alimentos domésticos. 

SÃO RÉPTEIS
O nome réptil vem do latim reptare, que significa rastejar. De fato a característica mais comum dos répteis é a locomoção por meio do rastejamento, roçando o ventre no solo. São outras características:
  • Membros locomotores situados no mesmo plano do corpo (justificando assim, o rastejamento do ventre no solo);
  • Pele seca e freqüentemente recoberta por fâneros, como escamas, placas dérmicas, plastrões e carapaças. Em muitos casos, ocorrem mudas dos tegumentos, com a eliminação das camadas mais superficiais da epiderme;
  • O sistema digestivo é completo, com glândulas bem desenvolvidas, como fígado e pâncreas, terminando em cloaca;
  • A respiração é estritamente pulmonar (os répteis possuem um pulmão com alvéolos, portanto melhor que o dos anfíbios);
  • A circulação é fechada, dupla e completa;
  • São pecilotérmicos
 
Hemidactylus agrius  Calango do papo amarelo

                                                           Briba doméstica ou víbora 
Muitas pessoas acham que a Briba é um lagarto venenoso, pois nome Briba vem da palavra víbora, mas é totalmente inofensiva.
Chega a medir cerca de 30 centímetros. Frequentemente encontrada no nordeste do Brasil. Alimenta-se de minhocas, aranhas, escorpiões e insetos.
Esse é uma lagartixa  de areia

Hemidactylus mabouia







Nenhum comentário: