Planta da tequila pode dar origem a novo bioetanol
Agave apresenta várias vantagens face a outras culturas
A agave é uma planta típica da América Central, cujo produto mais conhecido é a tequila.
Porém, de acordo com um artigo publicado na “Energy and Environmental Science”, pode ter também uma finalidade energética, sendo usada para a produção de bioetanol.
“A planta agave é provavelmente uma das culturas mais promissoras que podemos cultivar para produzir combustíveis de etanol”, afirmou Daniel Tan, investigador da Universidade de Sydney, na Austrália, e co-autor do artigo. “Pode crescer em regiões áridas e sem irrigação, não compete com outras culturas, nem exige muito dos limitados recursos de água”, acrescentou.
Além disso, de acordo com Tan, a energia do etanol derivado do agave é cinco vezes maior do que a utilizada para produzi-lo, o que torna o seu cultivo “interessante”, como o da cana-de-açúcar, por exemplo. O investigador sublinhou ainda que as culturas de agave podem compensar a emissão de gases com efeito estufa através da absorção do dióxido de carbono.
Um projecto piloto, uma plantação de agave com o propósito de servir o fabrico de biocombustível, está a ser feito no estado australiano de Queensland, sendo que deverão ser desenvolvidas novas tecnologias para sustentar a “promissora ideia”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário