Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sábado, 14 de novembro de 2009

Consciencia negra - Maria da Paz 2009


Mãe!!!
Quem me pintou de preto?
Sou diferente e sofro com isso.
Será que tem uma tinta de pele?
Mudem a minha pele,
ou mudem a pele dos outros.
Sou apenas uma menina, tenho sonhos.
mais a pessoas não entendem...
Meus amigos dizem que tostei.
Que passei do ponto.
Já meu pai diz que é genético.
Os que não gostam da minha cor,
dizem que é porque sou pobre
Mas, eu sei que é tudo isso
e mais um pouco
Eu sou negra porque meu sangue
é descendente dos homens e mulheres
que produziram as riquezas dos brancos
desse país.
Será que sou pobre porque sou negra?
Ou será que sou negra por que sou pobre?
Não sabe responder não é?
Sou pobre por que os brancos roubaram
minha dignidade, jogando-me no porão
de um Negreiro e depois numa senzala.
Castraram a minha cidadania.
E os papeis se inverteram!
Quem nos tirou os direitos humanos
querem que eu tenha vergonha
por causa da minha cor.
Ora pois, vergonha tenham
os aproveitadores de mão de obra barata
Vergonha tenham os preconceituosos
Aqueles que se acham superiores.
Digo-te pois, superior sou eu
que ando de cabeça levantada.
Que não carrego a culpa das
diferenças sociais desse imenso Brasil
Sou negra! perfeita fisicamente
Tenho capacidades de raciocinio.
Não é a quantidade de melanina
de minha pele que me faz melhor
ou pior do que os demais.
Sou feliz. Pobre ou rico, não importa.
Eu resgatei minha dignidade, minha cidadania
meus direitos humanos.
Tenho uma arma poderosa - "O conhecimento"
Já como manga e tomo leite, sem medo
Enfim, Tenho orgulho da cor de minha pele.
Sou negra, apenas negra.

Nenhum comentário: