Dia do Nordestino - 08 de Novembro

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Minha Terra - Rogaciano Leite

Vegetação e serras de Picuí PB

Açude de Varzea Verde - Picuí PB

Minha Terra - Rogaciano Leite

Eu nascí lá num recanto
Do sertão que amo tanto
Onde o céu desdobra o manto
Feitos de rendas de anil
Onde o firmamento extenso
É um grande espelho suspenso
Refletindo o rosto imenso
Da minha pátria o Brasil

Existe lá um baixio
Onde um sonolento rio
Descança o dorso macio
Numa estrela de cristal
Naquele terreno vasto
Onde a terra tem mais pasto
Onde o Brasil é mais casto
Eu ví meu berço natal


Nascí fitando as colinas
Onde as águas cristalinas
Espalham pelas campinas
O pranto que o céu chorou
Onde a Terra forma um adro
Mostrando a risco de esquadro
O mais invejável quadro
Que a mão de Deus desenhou


No meu sertão brasileiro
Foi aonde eu ví primeiro
O cantador violeiro
Modulando uma canção
Fazer da alma cigarra
Da garganta uma cigarra
Da vida uma eterna farra
E do Brasil um coração
Museu Interativo do Semi-Árido:

Um comentário:

Unknown disse...

Muito lindo.
Um dos mais belos poemas que já vi.