Dia do Nordestino - 08 de Novembro

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Origem do forró - pesquisa

Os Meirinhos do Forró - grupo composto por quatro irmãos norteriograndenses, legítimos representantes do forró-pé-de-serra. Apresentação em Macaíba- São João dos Idosos.

Há quem diga que a palavra “forró” deriva - se da expressão “For All” (Para Todos) a qual vinha escrita, em placas, nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco no início do século na época das construções das ferrovias e significava que todos podiam participar da festa envolvida por ritmos parecidos hoje em dia com o forró.
Outros historiadores acreditam que a palavra “forró” se origina dos bailes aos quais o povo costumava chamar de “Forrobodó” e, com o tempo, devido a facilidade de pronúncia, acabou sendo chamado simplesmente de “forró”. Independente da origem, é certo que ele existe para a nossa felicidade.
O forró tradicional é constituído pelo sanfoneiro, pandeirista, o tocador de zabumba e triângulo junto com acompanhamentos musicais de sanfona, triângulo e agogô. Nos tempos modernos o forró atingiu dimensões importantes. Saiu dos sítios, dos pés dos matutos e caiu na graça da elite. Criou-se aí o forró Universitário e a expressão "For All" tem o seu verdadeiro sentido: Para todos.
Quem Inventou o Forró
Composição: Eliane

Quem inventou o forró
Não podia ter feito melhor
Onde então se escondeu
Porque até hoje não apareceu

Dançando forró eu te ganhei
Parei no teu jeito maroto
No teu rebolado dancei
Mexendo de um lado pro outro

O dia amanhecendo
E a gente querendo bis
O corpo pingando suor
E a gente no forró
Se sentindo feliz

No tingue-lingue do triângulo
E uma sanfona choradeira
No compasso do zabumba
No cheirinho do cangote
A gente dança a noite inteira

Nenhum comentário: