Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 27 de março de 2011

27 de Março - Dia do Circo

Abelardo Pinto ou Palhaço Piolim. Nasceu em Ribeirão Preto aos 27 de Março de 1897. Filho do dono Circo Piolim, o que lhe rendou o apelido. Homem de bom Coração, realizou vários trabalhos  voluntários. Sua maior preocupação era divulgar a arte e a Cultura circense. A data do seu nascimento  é lembrada como forma de homenagem  ao maior Palhaço de todos os tempos no Brasil. Morreu aos 76 anos sem realizar seu maior sonho “Fundar uma Escola de Circo Para ensina a arte circense para fazer manter a tradição Cultural e artística do Circo.

Breve  História da Arte do Circo – Talento e Tradição
Dos chineses aos gregos, dos egípcios aos indianos, quase todas as civilizações antigas já praticavam algum tipo de Arte Circense há pelo menos 4 000 anos.
Mas o circo como hoje só começou a tomar forma durante o Império Romano.

O Circo é uma Arte milenar que reune artístas de diferentes especialidades : como acrobacia, malabarismo, palhaços, contorcionismo, equilibrismo, monociclo, ilusionismo, entre outros.
Um circo é organizado em uma arena – picadeiro circular, com assentos em seu entorno; os Circos que viajam por diferentes regiões costumam se apresentar sob uma grande tenda ou lona.
O Novo Circo é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro,levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense. No Brasil existem atualmente vários grupos pesquisando e utilizando esta nova linguagem.


Carequinha, "o palhaço mais conhecido do Brasil" cantava assim:
"quando vejo uma criança bem sapeca/
eu me lembro que também já fui assim/
por minha causa o papai ficou careca/
e a mamãe ficou velha depressa por causa de mim./
O papai comprou/ pra mamãe usar/ um chicote de amargar/
com o tal chicote/ dei tanto pinote/ que aprendi dançar o xote".

Nenhum comentário: