Dia do Nordestino - 08 de Novembro

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Miguel Nicolelis -



Setembro 2010
Miguel Nicolelis recebe outro prêmio científico dos Institutos Nacionais de Saúde dos E.U.A.

Dois meses depois de ter recebido dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos US$2,5 milhões para investir em suas pesquisas no campo da interface cérebro-máquina, Miguel Nicolelis volta a ser distinguido com um prêmio de aproximadamente US$4 milhões da mesma instituição. Os recursos devem ser aplicados no desenvolvimento da nova terapia para o mal de Parkinson que vem mobilizando o pesquisador há alguns anos e que, na avaliação dos NIH, se constitui numa pesquisa “arrojada, criativa e de alto impacto”. Miguel Nicolelis é a primeira pessoa a receber da instituição americana no mesmo ano o Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award.



Agosto 2010
Assinado acordo de colaboração científica suíço-brasileira


No dia 30 de agosto, o Presidente da AASDAP, Miguel Nicolelis; o Ministro da Educação, Fernando Haddad; o Conselheiro Federal do governo Suíço, Didier Burkhalter e o Presidente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Patrick Aebischer assinaram acordo de colaboração científica suíço-brasileira, que visa o desenvolvimento de novos estudos sobre doenças neurodegenerativas e envolve a instalação do supercomputador Blue Gene/L no Campus do Cérebro, em Macaíba-RN.



Julho 2010
Miguel Nicolelis recebe o mais prestigioso prêmio científico dos Institutos Nacionais de Saúde dos E.U.A.

Miguel Nicolelis é o primeiro cientista brasileiro a receber o Prêmio Pioneiro (Pioneer Award), oferecido pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Instituído em 2004, este é o mais prestigiado prêmio científico dado pelo Governo americano por intermédio do Instituto Nacional de Saúde a pesquisadores biomédicos, como reconhecimento por suas abordagens inovadoras. O presidente da AASDAP integra agora o grupo de 81 cientistas que receberam a honraria desde então.
Nicolelis planeja usar o prêmio de US $ 2,5 milhões para continuar expandindo suas pesquisas no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina.



Inauguração do Instituto Nacional de Interface Cérebro-Maquina (INCeMaq)


Na manhã de 02 de julho, aconteceu a inauguração do Instituto Nacional de Interface Cérebro-Maquina (INCeMaq), no Centro de Pesquisa de Macaíba. O INCeMaq é um projeto aprovado no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - Programa INCT, criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem como sede o IINN-ELS. A solenidade contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do RN, José Ivonildo do Rego; da Pró-Reitora de Pesquisa da UFRN Maria Bernadete Cordeiro de Sousa; de Claudia Tavares Machado Cunha, Diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN; e dos membros do comitê gestor do projeto: Miguel Nicolelis, do IINN-ELS; Sidarta Ribeiro e Dráulio Barros de Araujo (IINN-ELS e UFRN); Allan Kardec Barros Filho (UFMA); Mauro Copelli Lopes da Silva (UFPE); Claudia Domingues Vargas (UFRJ), Márcio Flávio Dutra Moraes (UFMG), Antonio Carlos Roque da Silva Filho (USP-RP) e Reynaldo Daniel Pinto (IFSC-USP).



Junho 2010
Miguel Nicolelis eleito membro da Academia Francesa de Ciências

Miguel Nicolelis recebe medalha de Guy Laval

O presidente da AASDAP, Miguel Nicolelis, tornou-se um dos quatro cientistas brasileiros eleitos para a Academia Francesa de Ciências. Criada em 1666, a Academia Francesa de Ciências é uma das cinco academias do Institut de France e tem, dentre seus membros, os mais importantes cientistas e pesquisadores do mundo, eleitos por grupos acadêmicos. A cerimônia de apresentação dos 18 novos membros estrangeiros teve lugar no Instituto da França, em 15 de junho de 2010.
Leia o discurso de posse



Inauguração do Centro de Educação Científica de Serrinha, BA

Miguel Nicolelis, presidente da AASDAP e o governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a inauguração

No dia 21 de junho foi inaugurado o Centro de Educação Científica de Serrinha, BA, a 173 quilômetros de Salvador. Com capacidade para 400 alunos, o Centro de Serrinha foi criado nos moldes do Centro de Educação Científica do RN, visando promover a inclusão social de jovens da rede de ensino público do semi-árido baiano com o ensino complementar na área de ciência e tecnologia. O Governo do Estado da Bahia destinou os recursos para a implantação integral do projeto e a Secretaria Estadual de Educação cedeu o prédio que o abriga.




Presidente da AASDAP é agraciado com a Ordem do Rio Branco

Em 20 de abril, o Governo Brasileiro concedeu a Miguel Nicolelis a Ordem do Rio Branco, em reconhecimento às iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico, crescimento sustentável e transformação social do país.



I Mostra de Trabalho 2010 da Escola Alfredo J. Monteverde







Um comentário:

nereida serra disse...

VC É UM GENIO DOUTOR.
EU SOU MEDICA E TENHO FILHO AUTISTA.
QUANDO COMECEI A ESTUDDAR AUTISMO SÓ CONSEGUI VER QUE A ORIGEM DA DOENÇA É GENETICA.
ESTÁ AÍ O SENHOR PARA PROVAR O MAIS DIFICIL.
TE DAR OS PARABENS, NEM PENSAR , QUEM SOU EU.
DEUS TE ABENÇOOU E VC FOI ESCOLHIDO POR ELE.
NEREIDA SERRA DE SOUZA PETERS
CRM 52 42552-2
ROLF KOSTER PETERS ASPERGER 7/8 ANOS TEMPORÃO.