Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Professores recebem salário sem dar aula

Quando leio uma matéria como essa, fico me perguntando:
Será que as pessoas que fazem os órgãos competentes
são lerdas, são doidas ou pensam que nós(povo), somos idiotas?
Se existem, nas secretarias: planilhas, rols de identificação de função
dos servidores, recadastramentos,... porque "mulesta" ainda e só agora, é que
se sabe ou se descobre que existem funcionários fantasmas? Porque no início do ano,quando as escola já iniciam o ano letivo amargando déficits de aulas por enes motivos, mas, principalmente pela falta de professores e pela falta de servidores e além disso, pagam por um indivíduo tercerizado, quase dois salários mínimos? A quem agrada essa cambada de incompetentes que ora dirigem os órgãos públicos estaduais, que aparecem agora com uma presepada de "reconheço que". Espero imensamente que a promotoria de Educação, determine uma verdadeira caçada àqueles que recebem indevidamente o dinheiro público, estando nós em exercícios de nossas funções e diga-se de passagem muito mal remunerados, fazendo o nosso serviço e o serviço dos tal fantasmas. E não me venham com bordão ridículo de "quem tem besta não compra cavalo" que nós também temos um de primeira:"Um dia é da caça e outro do caçador"
Riam...

Mulesta seria uma corruptela (distorção) de moléstia.Coisa ruim.


Edição de sexta-feira, 21 de maio de 2010

Professores recebem salário sem dar aula
MP constata que há funcionários fantasmas em 106 escolas estaduais. Escândalo pode ser ainda maior
Júlio César Rocha // juliorocha.rn@dabr.com.br

Segundo um levantamento parcial divulgado pela Promotoria de Educação do Ministério Público, mais de 200 professores de escolas estaduais estão fora das salas de aula, em situações de irregularidade no cumprimento de suas atividades. A investigação conduzida pela promotora de Justiça, Carla Campos Amico desde o início do ano, já inspecionou 106 escolas estaduais das 116 existentes em Natal, constatando casos de professores que não cumprem expediente na unidade de ensino, mas ainda recebem os vencimentos regularmente.

Falta de pessoal tem sido um dos principais problemas em unidades de ensino na rede pública do estado Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
"As irregularidades no quadro de pessoal da Secretaria de Educação, além de desestruturar e desmoralizar o sistema educacional atentam contra o patrimônio público do estado, possibilitando o enriquecimento ilícito de profissionais que recebem seus vencimentos sem efetivamente, exercerem os cargos para os quais foram nomeados", afirmou a promotora Carla Amico.

As investigações estão sendo feitas a partir da análise das planilhas de pessoal de cada escola estadual, apresentada pelos próprios diretores ao Ministério Público, em parceria com a Coordenadoria de Administração Pessoal e Recursos Humanos, da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. "Nós analisamos nome por nome, questionando os diretores para saber se todos os servidores estão dando expediente regular na escola que estão lotados", disse Carla Amico.

Até o momento segundo a promotora de Justiça, as irregularidades encontradas dizem respeito a servidores que nunca se apresentaram ao trabalho, pessoas que não retornaram ao trabalho após o término de um afastamento legal (licença gestante, ou atestado médico por exemplo); e ainda caso de professores estarem pagando "terceiros" para desempenharem suas atividades em sala de aula. "Em muitos casos, esses problemas existem porque há conivência dos diretores que integralmente atestam a frequência destes professores mês a mês", relatou a promotora Carla Amico. De acordo com a promotora, atualmente o sistema que regula a frequência dos servidores, só funciona essencialmente com a honestidade dos servidores que atestam a presença no expediente.

A secretária adjunta de Educação e Cultura, Salizete Freire, reconhece os problemas de irregularidade no quadro de pessoal da secretaria, mas está colaborando para que seja feita a legalização dos servidores que estão em desvio de função. "Estamos cientes do problema, vamos convocar cada professor para sejam tomadas as devidas providências, para que retornem às salas de aula", explicou a secretária.

Sistema

A Coordenadoria de Recursos Humanos da Seec em parceria com o Ministério Público está operacionalizando um novo sistema que visa diminuir as distorções de informações que permitem as situações irregulares. "Será uma forma de fiscalizar os servidores para que exerçam suas funções nas devidas unidades de maneira correta", explicou a secretária Salizete Freire.

2 comentários:

Luzia Dorneles disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luzia Dorneles disse...

Parabéns professora pelos seus artigos. Estou cursando Letras e estou escrevendo minha monografia sobre a musica cidadão de Lúcio Barbosa e preciso falar sobre ele, encontrei no seu blog algo sobre a vida dele, mas para usar como referência vou ter saber alguma coisa sobre a senhora é professora de qual disciplina a quanto tempo é professora onde da aula e como conseguiu saber o que escreveu sobre Lúcio Barbosa? Se puder me ajudar ficarei agradecida! Meu email para contato é:luziadorneles@hotmail.com