Dia do Nordestino - 08 de Novembro

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Criança morre após ingerir achocolatado /Valei-me Meu Deus - Maria da Paz


30/05/2016 08h59 - Atualizado em 30/05/2016 18h29

Anvisa proíbe venda de lote de extrato de tomate com 'matéria estranha'
Substância pode trazer riscos à saúde do consumidor, diz a agência.
Decisão determina que o fabricante recolha o produto do mercado.

Do G1, em São Paulo FACEBOOK

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote do extrato de tomate da marca Elefante após um laudo detectar “matéria estranha”, de acordo com decisão publicada nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União.

Segundo a Anvisa, a substância indica “risco à saúde humana acima do limite máximo de tolerância”.
Extrato de tomate da marca Elefante
(Foto: Reprodução)

A decisão afeta o lote L011810, com validade até 7 de outubro de 2016, e determina o recolhimento do estoque existente no mercado.

Em nota, a Cargill Agrícola S.A, fabricante do produto, disse que "tomará as providências cabíveis" e que cumpre "todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene".

"A presença de fragmentos microscópicos nesse tipo de alimento é inerente a matéria-prima advinda do campo, entretanto são adotados cuidados no processo de fabricação, inclusive com a pasteurização do produto, o que elimina quaisquer riscos à saúde humana", disse a empresa.

Pelo de roedor em 2014
Em 2014, a marca já havia sido alvo de proibição da Anvisa. A agência encontrou em um lote do extrato de tomate marca Knorr Elefante fragmentos de pelo de roedor acima da tolerância estabelecida, que é de um fragmento por 100 gramas.

À época, a Cargill Agrícola S.A divulgou nota informando que tomaria "todas as medidas cabíveis para avaliar o caso juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Vigilância Sanitária do Estado de Minas Gerais, a fim de comprovar a adequação do produto cautelarmente interditado". A empresa informou ainda ter apresentado recurso contra o resultado do laudo._______________________________________________________________________________



Valei-me Meu Deus. 

Vou morar no sítio,
Numa casinha de taipa
plantar tomates cereja, 
fazer um balcão de coentro 
salsa, couve e cebolinha, 
fazer um leirão de pimentão 
e no tronco de um juazeiro, 
plantar um pé de pimenta do reino. 
Vou plantar na beira do rio 
dez fileiras de batata doce
E na porta da cozinha vou
regar uma touceira de banana
Espalhar pelo terreno 
muitas mudas de mamão
E lá perto do munturo 
melancia, maxixe e melão
Vai nascer de montão
Manga, caju e Embu
no terreno tem aos montes
Coqueiro tem mais de trinta
Maracujá, vou plantar na cerca
No jardim só terá flores 
de Quiabo, girassóis e endro
Um jarro com capim santo
E outro com erva cidreira
Duas cabras boas de leite
e um chiqueiro de galinha
cinquenta pés de macaxeira
Cinco vacas parideiras 
e um bom reprodutor
Um quadradim de feijão
uns duzentos pés de milho
e dez piquetes de capim
O que faltar vem da feira
ou da budega de Zé
Mais só digo uma coisa
alimento produzido em fabrica
Só vou comprar rapadura
que faz da vida  uma doçura
Que é doce mais não é mole não

Entre Fulanos e Sicranos
Meu nome é Inácio

terça-feira, 23 de agosto de 2016

8 sinais e sintomas da Deficiência de Vitamina D

vit_D
A vitamina D é uma vitamina extremamente importante que tem efeitos poderosos em vários sistemas por todo o corpo.
Ao contrário da maioria das vitaminas, vitamina D, na verdade funciona como um hormônio, e cada célula do seu corpo tem um receptor para isso.
Seu corpo faz partir do colesterol quando a pele é exposta à luz solar.
Deficiência de vitamina D é muito comum. Estima-se que aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo têm baixos níveis da vitamina no sangue.
Estes são fatores de risco comuns para deficiência de vitamina D:
  • ter pele escura.
  • Idosos.
  • Estar com sobrepeso ou obesidade.
  • Não comer muito peixe ou leite.
  • Viver longe da linha da Equador onde há pouco sol durante todo o ano.
  • Usar sempre protetor solar ao sair.
  • Ficar dentro de casa.
As pessoas que vivem perto do Equador e obtém a exposição solar frequente são menos propensos a ser deficientes, porque sua pele produz suficiente vitamina D para satisfazer as necessidades do corpo.
A maioria das pessoas não percebe que eles são deficientes, porque os sintomas são geralmente sutis. Você não pode observá-los facilmente, mesmo se eles estão tendo um efeito negativo significativo na sua qualidade de vida.
Aqui estão 8 sinais e sintomas de deficiência de vitamina D.
  1. Ficar doente com frequência

Uma das mais importantes funções da vitamina D é manter seu sistema imunológico forte, assim você é capaz de lutar contra os vírus e bactérias que causam a doença.
Ele interage diretamente com as células responsáveis pelo combate à infecção.
Se você ficar doente, muitas vezes, especialmente com resfriados ou gripe, níveis baixos de vitamina D pode ser um fator contribuinte.
Vários grandes estudos observacionais demonstraram uma ligação entre a deficiência e infecções das vias respiratórias, como resfriados, bronquite e pneumonia.
Vários estudos têm mostrado que tomar suplementos de vitamina D em doses de até 4.000 UI diariamente pode reduzir o risco de infecções do trato respiratório.
Em um estudo de pessoas com a doença de pulmão crônica DPOC, só aqueles que eram severamente deficientes em vitamina D experimentaram um benefício significativo depois de tomar um suplemento de alta dose por um ano.
  1. Fatiga e Cansaço

Sensação de cansaço pode ter muitas causas e deficiência de vitamina D pode ser um deles.
Infelizmente, isso é negligenciado frequentemente como uma causa possível.
Estudos de caso demonstraram que níveis muito baixos do sangue podem causar fadiga que tem um grave efeito negativo na qualidade de vida.Woman Holding Water and Oil Capsules
Em um caso, uma mulher que se queixava de dores de cabeça e fadiga diurna crônica foi encontrada para ter um nível de sangue de apenas 5,9 ng/ml. Isto é extremamente baixo, já que qualquer coisa com menos de 20 ng/ml é considerado deficiente.
Quando a mulher tomou um suplemento de vitamina D, o nível dela aumentou para 39 ng/ml e os sintomas resolvidos (12).
No entanto, os níveis de sangue, mesmo que não sejam extremamente baixa, podem ter um impacto negativo sobre os níveis de energia.
Um grande estudo observacional olhou para a relação entre vitamina D e fadiga em mulheres jovens.
O estudo constatou que mulheres com sangue níveis abaixo dos 20 ng/ml ou 21 – 29 ng/ml eram mais propensos a se queixar de fadiga do que aqueles com sangue níveis mais de 30 ng/ml (13).
Outro estudo observacional em enfermeiras, foi encontrado uma conexão forte de  níveis baixos de vitamina D e o auto relato de fadiga.
E mais, os pesquisadores descobriram que 89% dos enfermeiros eram deficientes.
  1. Dor nos ossos e nas Costas

Vitamina D está envolvida na manutenção da saúde óssea por meio de uma série de mecanismos.
Por exemplo, melhora a absorção do seu corpo de cálcio.
Dor nos ossos e dores nas costas podem ser sinais de níveis inadequados de vitamina D no sangue.
Grandes estudos observacionais têm encontrado uma relação entre a deficiência e crônica dor lombar.
Um estudo examinou a associação entre os níveis de vitamina D e dor nas costas em mais de 9.000 mulheres mais velhas.
Os pesquisadores descobriram que aqueles com uma deficiência eram mais propensos a ter dor nas costas, incluindo dores nas costas que limitou suas atividades diárias.
Em um estudo controlado, pessoas com deficiência de vitamina D eram quase duas vezes mais propensos a experimentar dor óssea em suas pernas, costelas ou articulações em comparação com aqueles com níveis sanguíneos na faixa normal.
  1. Depressão

Um humor deprimido também pode ser um sinal de deficiência.
Em estudos, pesquisadores têm associados a deficiência de vitamina D para depressão, particularmente em adultos mais velhos.
Em uma análise, 65% dos estudos observacionais encontrou uma relação entre baixos níveis de sangue e depressão.
No entanto, os pesquisadores que analisaram os estudos observou que as doses de vitamina D em estudos controlados eram frequentemente muito baixas.
Além disso, eles notaram que alguns dos estudos podem não ter durado tempo para ver o efeito de tomar suplementos no humor.
Alguns estudos controlados mostraram que dar vitamina D para pessoas que são deficientes ajuda a melhorar a depressão, incluindo depressão sazonal que ocorre durante os meses mais frios.
  1. Cicatrização Lenta

Cicatrização lenta de feridas após cirurgia ou lesão pode ser um sinal de que os níveis de vitamina D são muito baixos.
Resultados de um estudo com tubo de ensaio sugerem que a vitamina aumenta a produção de compostos que são cruciais para a formação de nova pele como parte do processo de cicatrização de feridas.
Um estudo de pacientes que tiveram a cirurgia dental descobriu que certos aspectos da cura foram comprometidos por deficiência de vitamina D.
Também tem sido sugerido papel da vitamina D em controlar a inflamação e combate à infecção que é importante para a cicatrização adequada.
Uma análise olhou para pacientes com infecções do pé diabético.
Ele descobriu que aqueles com deficiência severa de vitamina D eram mais propensos a ter níveis mais elevados de marcadores inflamatórios que podem comprometer a cura.
Infelizmente, neste momento, há muito pouca investigação sobre os efeitos dos suplementos de vitamina D na cicatrização de feridas em pessoas com deficiência.
No entanto, um estudo encontrou que, quando pacientes com úlceras na perna que tinham deficiência de vitamina D foram tratados com a vitamina, e o tamanho de úlcera foi reduzido em 28%, em média.
  1. Perda Óssea

Vitamina D desempenha um papel crucial na absorção de cálcio e metabolismo ósseo.
Muitas mulheres mais velhas que são diagnosticadas com perda óssea precisam tomar mais cálcio. No entanto, podem ser deficientes em vitamina D também.
A densidade mineral óssea baixa é uma indicação de que o cálcio e outros minerais foram perdidos do osso. Isto coloca as pessoas idosas, especialmente mulheres, no aumento do risco de fraturas.
Em um grande estudo observacional de mais de 1.100 mulheres de meia idade na menopausa ou pós-menopausa, os pesquisadores descobriram uma forte ligação entre níveis baixos de vitamina D e a densidade mineral óssea baixa.
No entanto, um estudo controlado descobriu que mulheres que tiveram a deficiência da vitamina D, experimentaram sem melhora da densidade mineral óssea quando tomaram suplementos do elevado-dose, mesmo se seu sangue níveis melhorados.
Independentemente destas constatações, ingestão adequada de vitamina D e a manutenção dos níveis de sangue dentro da faixa ideal podem ser uma boa estratégia para proteger o risco de fratura em massa e redução de osso.
  1. Perda de Cabelo

A perda de cabelo é muitas vezes atribuída ao estresse, que certamente é uma causa comum.
No entanto, quando a perda de cabelo é grave, pode ser o resultado de uma doença ou deficiência de nutrientes.Young Blonde Looking at Her Scalp in the Mirror
Perda de cabelo em mulheres, principalmente, tem sido associada a níveis baixos de vitamina D, embora haja muito pouca pesquisa sobre isto até agora.
Alopecia areata é uma doença auto imune caracterizada por perda de cabelo severa da cabeça e outras partes do corpo. Está associada a raquitismo, que é uma doença que faz com os ossos moles em crianças devido à deficiência de vitamina D.
Níveis baixos de vitamina D estão ligados a Alopécia areata e podem ser um fator de risco para desenvolver a doença.
Um estudo descobriu que aqueles com Alopécia areata, que tinha o sangue com mais baixo níveis e tendem a ter a mais severa perda de cabelo.
  1. Dor Muscular

Quanto as causas de dor muscular, muitas vezes são difíceis de identificar.
Há algumas evidências de que a deficiência de vitamina D pode ser uma causa potencial de dor muscular em crianças e adultos.
O receptor de vitamina D está presente em células nervosas, chamadas nociceptores, que sentem dor.
Um estudo em ratos mostrou que uma deficiência levou a dor e a sensibilidade devido à estimulação dos nociceptores nos músculos.
Alguns estudos têm encontrado que tomar suplementos de altas doses de vitamina D pode reduzir vários tipos de dor em pessoas que são deficientes.
Um estudo em 120 crianças com deficiência de vitamina D, que tinha dores de crescimento, foi encontrado a vitamina reduzida em uma média de 57%

Para corrigir uma deficiência de vitamina D é simples

A deficiência de Vitamina D é incrivelmente comum e a maioria das pessoas não está ciente disso.
Isso é porque os sintomas muitas vezes são sutil e não específica, que significa que é difícil saber se são causadas por níveis baixos de vitamina D ou qualquer outra coisa.
Se você acha que você pode ter uma deficiência e, em seguida, é importante que você fale com seu médico e obter seus níveis sanguíneos medidos.
Felizmente, uma deficiência de vitamina D é geralmente fácil de corrigir. Você pode aumentar sua exposição ao sol, comer mais alimentos ricos em vitamina D ou simplesmente tomar um suplemento.
Sua deficiência de fixação é simples, fácil e pode ter grandes benefícios para sua saúde.

Vitamina D no combate a Psoríase e ao Vitiligo

Vitamina D: O combate à Psoríase e ao Vitiligo

Olá Pessoal!! Como venho tentando expor no blog, a Vitamina D tem demonstrado ser a CURA das doenças autoimunes. Para que mais pessoas, e não só os portadores de Esclerose Múltipla, sejam beneficiadas com esse tratamento milagroso, hoje vou falar do uso de altas doses de Vitamina D no tratamento da Psoríase e do Vitiligo.
A Psoríase é uma doença da pele relativamente comum, crônica e não contagiosa. É uma doença cíclica, ou seja, apresenta sintomas que desaparecem e reaparecem periodicamente. Acredita-se que ela se desenvolve quando os linfócitos T (células responsáveis pela defesa do organismo) começam a atacar as células da pele, aumentando a produção destas e, portanto, levando a uma rapidez do seu ciclo evolutivo, com consequente grande produção de escamas devido à imaturidade das células. Esse ciclo faz com que as células mortas não consigam ser eliminadas eficientemente, formando manchas espessas e escamosas na pele.
Psoríase.jpg
Lesões descamativas características da Psoríase
O Vitiligo, por sua vez, é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões são cutâneas, de tamanhos variáveis e hipopigmentadas, que se formam devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
vitiligo
Lesões hipopigmentadas características do Vitiligo
Mas qual é a relação da Vitamina D com essas doenças?
Bom, essas doenças têm caráter autoimune e como já citei em outro post, a Vitamina D é responsável pela regulação de 229 genes em todas nossas células. E, portanto, a deficiência dessa vitamina acarreta na perda de regulação das células do sistema imunológico, permitindo a agressão imunitária contra o próprio organismo. Os indivíduos mais suscetíveis a desenvolverem doenças autoimunes são parcialmente resistentes à Vitamina D. Então, uma vez instalada a doença, doses elevadas de Vitamina D podem compensar a resistência hereditária para os seus efeitos biológicos. Isto é, doses muito altas desse hormônio são necessárias para tornar a doença inativa, não só para compensar essa resistência, mas também para apagar da memória do sistema imunológico a falsa informação de que uma parte do corpo deve ser tratada como microorganismo invasor.
Em vista disso, foi realizado um estudo piloto cujo objetivo foi avaliar a eficácia e segurança do uso prolongado de altas doses de vitamina D no tratamento de pacientes com Psoríase e Vitiligo. Nove pacientes com psoríase e dezesseis pacientes com vitiligo receberam 35000 UI de Vitamina D3, uma vez por dia, durante seis meses, em associação com uma dieta pobre em cálcio e com ingestão mínima de 2,5 L de água diariamente.
Todos os pacientes com psoríase foram classificados de acordo com a “Área de Psoríase e Índice de Gravidade” (PASI) no início do estudo e após o tratamento. Todos os pacientes, com Psoríase e Vitiligo, apresentaram baixo nível de vitamina D (níveis séricos de 25 (OH) D3 ≤ 30 ng / mL) no início do estudo. Após o tratamento, a pontuação PASI melhorou significativamente em todos os nove pacientes com psoríase e quatorze dos dezesseis pacientes com vitiligo tiveram 25-75% de repigmentação. Os níveis de ureia, creatinina e cálcio (total e ionizado) não se alteraram e a excreção de cálcio urinária aumentou dentro da gama normal.
Portanto, esse estudo demonstrou que O TRATAMENTO ALTERNATIVO COM ALTAS DOSES DE VITAMINA D PODE SER EFICAZ E SEGURO PARA PACIENTES COM VITILIGO E PSORÍASE.
TRATAMENTO PSORÍASE VITAMINA D.jpg
Fotos do antes e do depois de dois pacientes com Psoríase tratados com altas doses de Vitamina D
TRATAMENTO VITILIGO VITAMINA D
Fotos do antes e do depois de duas pacientes com Vitiligo tratadas com altas doses de Vitamina D
Não disse que esse tratamento é milagroso?!
Continue acompanhando o blog para saber mais!
Obrigada e até mais:)
 Referências:
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3897595/
  2. http://www.sbd.org.br/
  3. https://vitaminadbrasil.org/

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Folclorear - Maria da Paz No dia da Cultura

Folclorear -  Maria da Paz
Folclorear pelo mundo
Fazendo os panos cair
Da casa de Seu Raimundo
O boi do rei vai sair

Pelas ruas passantes
Pai Francisco e Catarina
a entoar o descante
E os marujos se afinam

Cantando as marchas
Anunciam o nascimento
Daquele cheio de Graça
Menino Jesus, o bento.

Já em auto mar eu grito
Marinheiro, marinheiro
Me ensina a navegar
Nessa Nau catarineta
Marujada,  Marujada
Vem dançar, vem valsar

Traz sua  turina
Bate o pé, bate o pé
Quem é, quem é
Traz a rabeca e o pandeiro
De terno branco
Vem ser meu par marinheiro

Profanai, profanai
Sou a pastora do seu cordão 
Mas, se quiser posso ser sua Diana
Encarnado? Azul?
Borboleta gosta de flores
Florista põe o menino Jesus na Lapinha



domingo, 7 de agosto de 2016

Sol e Sal - Bela Natal

Natal é bela e sendo fotografada por Canindé Soares, 
fica simplesmente radiante

Parabéns para esse grande fotógrafo

O rei sol a brilhar 
Clareia meu amor, clareia 
Encantou meu olhar 
Vagando neste manto de areia 
Com a colonização 
Deu-se a expansão 
Que maravilha!!! 
Seu forte é o marco desta terra 
Tem o sal que lhe tempera 
O ar é pura sedução
Tem jangadas no mar
Mareia meu amor, mareia
Eu vou deitar e rolar
Gostoso e deslizar na areia
Oh! Natal 
Meu Deus do Céu, eu nunca vi tanta beleza 
Obra da mãe natureza 
Cartão postal do meu Brasil 
Do turista que se encanta a delirar 
Nesta festa popular 
Salgueiro é o sol que irradia 
Neste dia de folia 
E faz aqui seu “Carnatal”
É sol, é sal, é paixão, amor…
Natal é pura emoção, vem brindar…
Bate na palma da mão, a festa vai começar

São quatro séculos de história, pra contar