Dia do Nordestino - 08 de Novembro

sábado, 19 de abril de 2014

Meditação sobre as tradições religiosas da Semana Santa - Da Paz

Estive desde Quarta feira dia 15 de Abril, meditando sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo (meu tempo), na Semana Santa.
















Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa e que se antecede por um período de quarenta dias chamado de quaresma. 

Pois bem, A Semana Santa Santa já não é mais uma semana e sim dois dias: A Quinta feira da Paixão e a Sexta feira da Morte de Cristo. Quando eu era criança lembro dos preceitos que se fazia diante da aproximação da Semana Santa, no Sábado que antecedia o Domingo de Ramos, se cobria todos os Santos que existisse na casa. Minha avó medisse que era para adorá-los, pois esse período era dedicado exclusivamente a Jesus o filho de Deus. No domingo de Ramos todas as famílias iam juntas a missa com seus ramos nas mãos para a benção: Capim santo, cidreira, e filetes da folha de coqueiro e/ou palmeira. Esses filetes seriam para fazer uma cruz e afixar nas portas das casas. com o intuito de proteger as casas contro todo o mal. A partir do domingo de Ramos não se ouvia mais músicas, não se cantava músicas que não fossem da igreja, bebidas alcoólicas não podia não, não se brincava de roda, não se comia mais doces, não se varia mais a casa, na Quarta Feira de Trevas, não se lavava roupas e as pessoas de nome MARIA, não lavavam os cabelos nem os penteavam, sob pena de ficar entrevadas.  A Quinta feira era de Jejum e a Sexta feira era guardado com muito zelo. Não se tirava leite,não eram realizados trabalhos braçais. e todos faziam refeições moderadas, tinha de tudo a mesa e de Segunda a Sexta era só se comia peixes. O sábado de Aleluia era era um dia preocupante, pois a meia noite o padre começava a procurar a aleluia, ou seja, ele abria a bíblia e ia passando de página em página e havia entre essas páginas uma que marcada e se ele não a achasse, seria muito ruim. Muito acreditavam que o mundo se acabaria se a Aleluia não fosse encontrada. Lembro-me que as pessoas choravam muito com a demora em  encontrar a mancha vermelha (aleluia).
Ainda na Sexta Feira, Havia a malhação de Judas. Durante dota a noite se pastorava o Judas que por tradição poderia ser roubado por vizinhos e a meia noite Judas sofria todas as formas de tortura por ter traído Jesus. O Judas é um boneco de mulambos feito durante a semana santa e só apresentado na Sexta feira.Aí surgiu também  uma forma de animar as festas de Judas, a matança de galinhas para quebrar o jejum da semana de peixes. Em alguns lugares essas galinhas, perus, patos, eram roubadas nos galinheiros dos vizinhos. A partir do domingos de pascoa os doces eram liberados e muitas guloseimas eram colocadas em uma mesa para que os membros da  família se fartasse, pois nesse dia Jesus ressuscitado trazia esperança de dias melhores na presença de Deus. 
Durante toda a semana santa os banhos de asseios eram do pescoço para baixo. e o jejum sexual também era bastante acirrado. Havia respeito pelas determinações da Igreja, mais principalmente se guardava esses dias com sentimento pelo sofrimento de Jesus na cruz..
Nesses dia havia também a tradição da troca de esmolas. Esse escambo era muito comum, pois facilitava a vida de todos, mesa farta com muitas variedades de alimentos. Em menor escala era também uma forma de ajudar a quem não tinha nada para ser servido neste dias tão significativos que pregava bondade e a caridade. 
Era um período cercado por muitos preceitos,mas, muito esperado por todos. Nesse período havia também pessoas que aproveitavam para contar histórias baseadas na Bíblia Sagrada e para rezar terços. Na Sexta feira a tarde todos participavam da Procissão do Senhor Morto. Na segunda feira tudo voltava literalmente ao normal
E essa tradição de  presentear ovos de pascoa pode ser milenar na Belgica, na França, na Bulgária. No sertão do Nordeste Brasileiro, os alimentos eram feito em casa e a esmola da Semana Santa era feita com alimentos consistentes: Galinhas, ovos, feijão, arroz, macarrão, farinha, milho, feijão verde, bolo preto, chouriço, batata, macaxeira, coentro, coco e peixes.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

RESPONDENDO O PERGUNTADO - JESSIER QUIRINO

RESPONDENDO O PERGUNTADO
JESSIER QUIRINO
- Cumpade véi, me responda
Que diacho cê tá fazendo
Se tá liso ou tá roubando

Se tá plantando ou colhendo
Se tá se rindo ou chorando
Se tá solteiro ou amando
Se tá lucrando ou perdendo.

Se anda raparigando
Se tá parado ou correndo
Se tá esperto ou bestando
Se tá jogando ou bebendo
Se tá perdendo ou ganhando
Se tá calmo ou tá inchando
Se tá vivo ou morrendo.

- Cumpade, eu me acho velho
Caco de bunda tremendo
Não tou liso nem roubando
Mas tou plantando e colhendo
Às vezes, rindo ou chorando
Viúvo, não tou amando
Tou lucrando, não devendo.

Não ando raparigando
Nem parado nem correndo
Esperto, não tou bestando
Nem jogando nem bebendo
Nem perdendo nem ganhando
Tou calmo não tou inchando
Tou vivendo e aprendendo.