Dia do Nordestino - 08 de Novembro

domingo, 31 de outubro de 2010

Viva a Cultura Popular e seus heróis : Da Paz




                                                                                                                                                                 






Por onde ando, tenho encontrado ou ouvido falar de pessoas, personagens que insistem em manter a Cultura Popular viva. Mané Beradero, Mestre Paulo Varela, Hailton Mangabeira (meu ex-aluno), José Acaci (grande amigo de infância), Kidelmir Dantas (grande amigo e conterrâneo da bela Paraíba), ele de Nova Floresta e eu da visinha Picuí, no cenário musical temos Carlinhos Zens e um apanhado e por que não dizer um punhado de
verdadeiros heróis da resistência, onde o cordel perdeu a xilografura para a impressão colorida e a imbira de agave substituída pelas prateleiras, os pífanos e flautas na maioria das vezes foram substituídas pelos saxofones e clarinetes (que por sinal gosto demais), a poesia matuta, rimada, de causos e que muitas vezes faziam o papel do Jornal noticiário mesmo, pois levavam a informação de acontecimentos distantes, como por exemplo: "A morte de uma adolescente por um vizinho malvado". Tenho profunda admiração por Jessier Quirino. Suas poesias são retratos fiéis do cenário rural nordestino e como ele mesmo diz" cagado e cuspido". Ele é o que o matuto chama de Dotôr, estudado dos bancos de Universidade, morador de área urbana e nobre de Campina Grande, conhecedor dos palavrórios dos mais diversos dicionários. Mas, se apropriou da fala "falada" do cabôclo da roça ( o que faz com destreza e respeito). Assim, também faz Onildo Barbosa, um natubense intimamente ligado com o ar rural do sertanejo nordestino e com letras faz um retrato, digo, uma fotografia de cenários perfeitos da Cultura popular regional. E assim fez o  mestre maior Patativa do Assaré. E entre casas caiadas e salas de reboco, nos milharais, entre quengos e panelas de barro, nos munturos da fazendas, nos oitões das casas grandes, nas rodadas de anedotas e Trancoso, nas budegas das cidades, a qualquer hora do dia ou da noite, esses homens e tantos outros não citados vão juntando os pedaços da nossa cultura como se fozem retalhos e nós, os aprendizes de poetas vamos montando uma colcha para agasalhar nossos sentimentos, saudosismo ou coisa assim. Quero agradecer a Deus por essas pessoas existirem no nosso cotidiano de leitores apreciadores de todo e qualquer forma de manifestação cultural e cada um deles pela dedicação e pela coragem de carregarem a Bandeira do Nordeste.

O Plantador de Milho

Sou eu caboclo da roça
Criado dentro da mata
Nunca calcei um sapato
Nunca usei uma gravata
Moro perto da cidade
Mas pra falar a verdade
Só vou lá de feira em feira
Ou quando há precisão
De batizar um pagão
Ou buscar uma parteira

No dia que registrei
O meu filhinho mais novo
O juiz estava nervoso
Brigando no meio do povo
Me chamou de maltrapilho
Sujo, plantador de milho
E disse mais uma piada
Dessas que a boca não cabe:
Matuto pobre só sabe
Fazer menino e mais nada.

O juiz não tinha filhos
Que enfeitassem sua vida
Eu conhecia a história
E fui direto na "ferida":
O senhor está zangado,
Tem dez anos de casado
E a mulher não tem um filho;
A sua comida fina
Não contém a vitamina
Que há na massa do milho.

A minha família é grande
Dez filhos e a mulher.
Sua família é pequena
Mas é porque você quer.
A sua mulher lhe embroma
Quase todo dia toma
Anticoncepcional
Lhe vicia em novela
Dorme tarde e faz tabela
E esquece do "principal".

Ouvi o senhor dizer
Que está gastando por mês
Mas de dez salários mínimos
Só com perfume francês
Diz que a vida é uma bomba
Que foi não foi leva tromba
Com mercadoria falsa
Comprar perfume estrangeiro
É pra quem possui dinheiro
Nos quatro bolsos da calça

Caro doutor, lá em casa
Ninguém nem conversa em luxo
A fora uma simples roupa,
O resto é encher o bucho
Não acostumei meu povo
Exigir sapato novo
Para as festas de São João
Ao invés de um colar de ouro
Compro a rabada de um touro
Pra se comer um pirão.

Lá ninguém fala em perfume,
O que há na minha casa
É cheiro de carne assada
Pingando em cima da brasa
Minha cabocla Maria,
Gorda, disposta e sadia,
Pra toda vez que eu quiser
Botar fogo na geléia
Para isso a minha "véia"
É mulher, sendo mulher.

Como!, é galinha caipira
E não galeto de granja
Ao invés de coca-cola
Tomo suco de laranja
Com rapadura de mel.
E escute aqui, bacharel,
Conversa longa me atrasa.
Quer ver a mulher Ter filho?
Bote um plantador de milho
Pra dormir na sua casa.

Autor: Daudeth Bandeira


                                                                                                                                                               

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Miguel Nicolelis -



Setembro 2010
Miguel Nicolelis recebe outro prêmio científico dos Institutos Nacionais de Saúde dos E.U.A.

Dois meses depois de ter recebido dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos US$2,5 milhões para investir em suas pesquisas no campo da interface cérebro-máquina, Miguel Nicolelis volta a ser distinguido com um prêmio de aproximadamente US$4 milhões da mesma instituição. Os recursos devem ser aplicados no desenvolvimento da nova terapia para o mal de Parkinson que vem mobilizando o pesquisador há alguns anos e que, na avaliação dos NIH, se constitui numa pesquisa “arrojada, criativa e de alto impacto”. Miguel Nicolelis é a primeira pessoa a receber da instituição americana no mesmo ano o Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award.



Agosto 2010
Assinado acordo de colaboração científica suíço-brasileira


No dia 30 de agosto, o Presidente da AASDAP, Miguel Nicolelis; o Ministro da Educação, Fernando Haddad; o Conselheiro Federal do governo Suíço, Didier Burkhalter e o Presidente da Escola Politécnica Federal de Lausanne, Patrick Aebischer assinaram acordo de colaboração científica suíço-brasileira, que visa o desenvolvimento de novos estudos sobre doenças neurodegenerativas e envolve a instalação do supercomputador Blue Gene/L no Campus do Cérebro, em Macaíba-RN.



Julho 2010
Miguel Nicolelis recebe o mais prestigioso prêmio científico dos Institutos Nacionais de Saúde dos E.U.A.

Miguel Nicolelis é o primeiro cientista brasileiro a receber o Prêmio Pioneiro (Pioneer Award), oferecido pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH). Instituído em 2004, este é o mais prestigiado prêmio científico dado pelo Governo americano por intermédio do Instituto Nacional de Saúde a pesquisadores biomédicos, como reconhecimento por suas abordagens inovadoras. O presidente da AASDAP integra agora o grupo de 81 cientistas que receberam a honraria desde então.
Nicolelis planeja usar o prêmio de US $ 2,5 milhões para continuar expandindo suas pesquisas no desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina.



Inauguração do Instituto Nacional de Interface Cérebro-Maquina (INCeMaq)


Na manhã de 02 de julho, aconteceu a inauguração do Instituto Nacional de Interface Cérebro-Maquina (INCeMaq), no Centro de Pesquisa de Macaíba. O INCeMaq é um projeto aprovado no âmbito do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - Programa INCT, criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e tem como sede o IINN-ELS. A solenidade contou com a presença do Reitor da Universidade Federal do RN, José Ivonildo do Rego; da Pró-Reitora de Pesquisa da UFRN Maria Bernadete Cordeiro de Sousa; de Claudia Tavares Machado Cunha, Diretora de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte – FAPERN; e dos membros do comitê gestor do projeto: Miguel Nicolelis, do IINN-ELS; Sidarta Ribeiro e Dráulio Barros de Araujo (IINN-ELS e UFRN); Allan Kardec Barros Filho (UFMA); Mauro Copelli Lopes da Silva (UFPE); Claudia Domingues Vargas (UFRJ), Márcio Flávio Dutra Moraes (UFMG), Antonio Carlos Roque da Silva Filho (USP-RP) e Reynaldo Daniel Pinto (IFSC-USP).



Junho 2010
Miguel Nicolelis eleito membro da Academia Francesa de Ciências

Miguel Nicolelis recebe medalha de Guy Laval

O presidente da AASDAP, Miguel Nicolelis, tornou-se um dos quatro cientistas brasileiros eleitos para a Academia Francesa de Ciências. Criada em 1666, a Academia Francesa de Ciências é uma das cinco academias do Institut de France e tem, dentre seus membros, os mais importantes cientistas e pesquisadores do mundo, eleitos por grupos acadêmicos. A cerimônia de apresentação dos 18 novos membros estrangeiros teve lugar no Instituto da França, em 15 de junho de 2010.
Leia o discurso de posse



Inauguração do Centro de Educação Científica de Serrinha, BA

Miguel Nicolelis, presidente da AASDAP e o governador da Bahia, Jaques Wagner, durante a inauguração

No dia 21 de junho foi inaugurado o Centro de Educação Científica de Serrinha, BA, a 173 quilômetros de Salvador. Com capacidade para 400 alunos, o Centro de Serrinha foi criado nos moldes do Centro de Educação Científica do RN, visando promover a inclusão social de jovens da rede de ensino público do semi-árido baiano com o ensino complementar na área de ciência e tecnologia. O Governo do Estado da Bahia destinou os recursos para a implantação integral do projeto e a Secretaria Estadual de Educação cedeu o prédio que o abriga.




Presidente da AASDAP é agraciado com a Ordem do Rio Branco

Em 20 de abril, o Governo Brasileiro concedeu a Miguel Nicolelis a Ordem do Rio Branco, em reconhecimento às iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico, crescimento sustentável e transformação social do país.



I Mostra de Trabalho 2010 da Escola Alfredo J. Monteverde