Dia do Nordestino - 08 de Novembro

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Potengi - Um rio de sujeira DN

Cidades
Edição de quarta-feira, 28 de abril de 2010
Um rio de sujeira no Potengi
O rio Potengi está recebendo, diariamente, cerca de 18 milhões de litros de esgoto sem tratamento adequado
Maiara Felipe especial para o Diário de Natal

A cada dia, a Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern) despeja no rio Potengi cerca de 18 milhões de litros de esgoto sem tratamento adequado. O número é referente às seis Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Natal que estão funcionando de forma inadequada e mandam para o efluente o resultado de um esgotamento sanitário feito de forma incorreta ao longo de muitos anos. O esgoto coletado na Cidade da Esperança, Lagoa Nova, Bom Pastor, Nazaré, Centro administrativo e Potilândia tem como destino a Lagoa Aerada, localizado no Km 6, onde deveria existir o tratamento do material antes de enviar para o Potengi. O que deveria acontecer, há muitos anos não acontece. A estação funciona acima da capacidade e a estrutura que faz o tratamento do esgoto praticamente não existe.


Todo o esgoto é enviado a uma lagoa, que está recebendo uma quantidade de dejetos bem maior do que sua capacidade Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Segundo o responsável pelo monitoramento ambiental do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Sérgio Macêdo, a Lagoa Aerada foi projetada para receber por dia 279 metros cúbicos (279 mil litros) de esgoto por hora, mas atualmente coleta cerca de 486. "Por funcionar acima da capacidade, nos últimos dias o dique (barreria de contenção) rompeu", ressaltou. Durante uma visita ao local feita pelo Ministério Público junto a Caern e o Idema, Sérgio explicou como deveria ser o processo de tratamento e como na verdade ele é realizado. "O esgoto chega pela tubulação e deveria ter primeiro uma grade para retirar o lixo, o que não tem. Depois ele passa pelas caixas de areia que deveria funcionar alternadamente, mas ficam todas acionadas ao mesmo tempo, e isso dificulta a limpeza. E por fim, como o nome da lagoa já diz, o tratamento era para ser feito com aeradores e aqui não encontrei nenhum", resumiu.

Os aeradores serviriam para oxigenar o esgoto, sem eles o tratamento fica apenas nas condições primárias pelo mecanismo anaeróbico. Sérgio não afirma que o esgoto está indo sem tratamento para rio, embora confirme que o funcionamento acima da capacidade e a falta de estrutura interferem muito no resultado do processo. Ele diz ainda que as demais ETEs ( Beira Rio, CIAT, Quintas, Jardim Lola I e II) passam pela mesma situação (ou parecida) por falta de manutenção e operação por parte da Caern. Para o promotora de Meio Ambiente, Gilka da Mata, a demanda da rede coletora de esgoto foi crescendo e a Caern não adaptou nenhuma das ETEs. " Além disso, esgotamento sanitário não se resume à coleta, tem o tratamento e a disposição final", lembra. Baseada nisso, a representante do MP enfatiza que " 0% de Natal tem esgotamento sanitário realmente porque só tem a rede de coleta". " Comecei a investigação sobre as condições dessas ETEs em 2006 e dividi as em várias ações. Uma delas pede o estudo da situação de poluição do Potengi. Esse estudo está sendo feito pela UFRN e ainda não foi concluído", declarou a promotora sobre a situação do rio.


Promotora do meio ambiente, Gilka Mata, esteve no local e cobrou providências Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press
Há pelo menos 10 anos, Gilka da Mata acredita que as estações estão funcionando irregularmente, jogando esgoto com tratamento inadequado no Potengi, e ainda que operassem plenamente, não estariam fazendo o esgotamento de forma correta. Nos planos da Caern está despoluir o Rio Potengi até dezembro de 2011. Pelo menos, é o que eles mostram em projetos para as ETEs (incluíndo a do Baldo) orçados na ordem de R$ 182 milhões. De acordo com o diretor presidente do órgão, Sérgio Pinheiro, os recursos já estão assegurados, entretanto, algumas ações só serão possíveis quando a ETE do Baldo começar a funcionar (está em fase de testes até junho).

A Lagoa Aerada, por exemplo, precisa desviar sua rede coletora para o Baldo. Depois disso é que a recuperação da lagoa deverá acontecer. Essa obra está licitada em cerca de R$ 72 milhões e fará um novo esgotamento atingindo os bairros de Cidade Nova, Felipe Camarão, Guarapes e Bom Pastor. Mesmo alcançando 20 bairros de Natal, a ETE do Baldo não poderá resolver o problema do esgotamento da Zona Sul, que está dependendo da obra do Emissário Submarino (projeto que ainda não saiu do papel).

"Vamos resolver a situação de Capim Macio e San Vale utilizando as lagoas de captação existentes, que precisam apenas serem ampliadas", disse. Conforme a Promotoria do Meio Ambiente, a ETE da Rota do Sol, estação de tratamento que o órgão está contando para região Sul, vem funcionando acima da capacidade e no próximo dia 17, uma audiência discutirá o caso.

Após a visita, o grupo foi para a Promotoria do Meio Ambiente, onde a Caern participou de uma audiência de conciliação designada pela Juíza Divone Maria Pinheiro da 17ª Vara Cível da Comarca de Natal. O Ministério Público, que já tinha uma Ação Civil Pública sobre o caso desde 2007, estipulou alguns prazos para solucionar os problemas das ETEs e o órgão se comprometeu a cumprir as medidas a partir de ontem.
Sujeira

Litros de esgoto jogados por hora no Potengi:

ETE Beira Rio - 93.240

ETE CIAT - 30.930

ETE Quintas - 50.190

Lagoa Aerada - 486.000

ETE Jardim Lola I - 58.120

ETE Jardim Lola I I- 53.500

Estação / Esgoto/ Prazo

Estações

ETE Beira Rio - No prazo de 12 meses, realizar as obras civis de recuperação e dimensionamento das lagoas existentes de forma a garantir o lançamento dos efluentes de acordo com os padrões das legislação ambiental e das exigências do órgão ambiental licenciador.

ETE CIAT - Desativar a ETE no prazo de 18 meses e realizar dentro do prazo mencionado o encaminhamento dos esgotos para a ETE do Baldo, para tanto instalado nesse prazo uma estação elevatória para encaminnhar os esgotos para ETE do Baldo.

ETE Quintas -Desativar a ETE no prazo de 18 meses e realizar no prazo mencionado o encaminhamento dos esgotos para a ETE do Baldo através da instalação de duas elevatórias.

Lagoa Aerada - Desativar a ETE no prazo de um ano e encaminhar todo esgoto que está direcionado para a ETE do Baldo. Caso a Caern tenha a intenção de utilizar a área para uma nova ETE, deverá instalar e operar a ETE de acordo com uma licença ambiental específica.

ETE Jardim Lola I-No prazo de 10 meses concluir as obras civis de recuperação e dimensionamento das lagoas existentes para que o sistema opere nos padrões exigidos pela legislação ambiental pelo Idema.

ETE Jardim Lola II - No prazo de 10 meses concluir as obras civis de recuperação e dimensionamento das lagoas existentes para que o sistema opere nos padrões exigidos pela legislação ambiental pelo Idema.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Mas, e se acabar???

Conselhos pro fim do mundo - Maria da Paz
22 de Junho de 2009

Me diga meu camarada
O que você vai fazer
Nesta data calculada
Para o mundo se acabar
Faltando só quatro dias
Para o Natal festejar
Do ano dois mil e doze
O planeta sumirá

Será que mesmo assim vai comprar
Os presentes e entregar.
Pense bem ao escolher
Pra dinheiro não perder.
Nessa grande confusão,
Vai aquí uma sugestão.
Pra aquela sogra cachaceira,
Dê um paletó de madeira.

Mariinha, toda cheia de saúde,
Compre um tal de ataúde.
Pro sogrão sem compaixão,
Lhe presentei um caixão.
Pra vizinha da direita,
Dê-lhe uma cova bem feita.
Perdoe a Maria Rita,
E dê um laço de fita.

Uma grinalda amarela,
Compre pra tia Isabela.
E pra sua ex-mulher Lêla,
Escolha uma mortalha de seda.
Em cartão postal a Lilia,
Escreva uma ave Maria.
Mande flores brancas,
Pras filhas da Dona Bianca.

Muitas flores coloridas
Pra enfeitar a noite derradeira
Dessa raça companheira
A todos que de ti falaram,
Ofereça um rosário.
E àqueles que te amaram
Faça uma linda declaração.
Faça votos de união
Deseje Reencarnação
Não importa o endereço
Esse fim pode ser o começo.

O mundo não vai acabar! - Olimpio Araujo Jr

Chuvas no Rio de Janeiro - Caos e destruição


Dunas invadem casas


Buraco engole casas e carros em plena São Paulo


Enchentes
Olimpio Araujo Junior na íntegra -O mundo não vai acabar!

Reflexões sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente - Olimpio Araujo Junior

Maremotos, terremotos, secas, el niño, efeito estufa, aquecimento global, são algumas das catástrofes naturais provocadas ou não pelo homem, que assolam nosso planeta e colocam em risco todas as formas de vida. Se isso tudo não bastasse, ainda vemos o homem brincando de Deus, e no alto de sua arrogância, acreditando que pode controlar e modificar o meio ambiente.

Insiste em manipular a vida em laboratórios e esquece que vivemos em uma grande rede, onde tudo é interligado e interdependente. Apesar de toda a evolução cultural, social e científica, ainda é ingênuo o suficiente para acreditar que, em poucos anos ou meses, pode alterar a natureza que levou 4,5 bilhões de anos para ser formada, e que esta alteração não trará nenhum malefício.

O dinheiro passou a ser o fator primordial. As pessoas acreditam que tudo pode ser resolvido com o poder econômico e com a tecnologia cada vez mais avançada, e isso serve de desculpa para degradar e consumir sem limites. Mas como diria Ted Perry na Carta do Chefe Seattle, “apenas quando o homem derrubar a última árvore, poluir o último rio e matar o último peixe, irá perceber que não poderá comer o dinheiro que ganhou”. Vivemos em um tempo de alarme geral, onde as questões ambientais são cada vez mais importantes para nossa sobrevivência. Estamos criando todas as condições necessárias para que este planeta se torne inabitável e, enquanto isso, assistimos eufóricos notícias espetaculares que mostram os EUA investindo bilhões para tornar Marte habitável. Na verdade espero mesmo que eles vão todos pra lá, peço apenas que não destruam nosso planeta totalmente com seus transgênicos, sua poluição e seu consumo irracional antes de fazerem o favor de se mudar.

Durante milhões de anos nosso planeta foi dominado por seres gigantescos, que não degradavam nem poluíam, mas em um determinado período desapareceram deixando apenas os testemunhos de sua existência. Assim também acontecerá com o ser humano, e provavelmente, muito mais rapidamente, pois ele mesmo está aos poucos destruindo as possibilidades da sua continuidade no planeta.

Mesmo decidido a continuar lutando por o que acredito, como aquele passarinho da história que levava água no bico para pagar o incêndio da floresta, concluo que temos muito pouco o que comemorar no dia 5 de junho. Apesar disso, tenho uma boa notícia: “O mundo não vai acabar!”. Mesmo com todas estas das previsões catastróficas relacionadas a situação de nosso planeta e constantemente questionadas por grupos políticos ou econômicos, folgo em dizer a todos que ele sobreviverá, e como sempre, a natureza encontrará os meios para retomar o equilíbrio. Porém, infelizmente não posso afirmar com tanta ênfase o mesmo sobre a raça humana.]


Geleiras chilenas derretem muito rapidamente


Vulcão entra em erupção em meio a geleira


Vulcão em erupção na Islandia


Terremotos no Haiti

Biodiesel e os impactos ambientais - pesquisa

O Dia 22 de Abril foi escolhido como o "Dia do Planeta Terra". E eu pergunto: O que se faz em um dia, pelo Planeta Terra?
Não precisa responder. Podemos gritar aos quatro cantos do Mundo para que tenhamos bom censo e cuidemos melhor das nossas casas, dos nossos quintais,das nossas ruas, das nossas cidades, dos nossos rios, das nossas praias, das nossas florestas. Vamos colocar no lixo, o que realmente for lixo, juntar os restos de óleos das nossas casas e transformar em sabão, evitemos o uso de sprays, o clorofluorcarbono (CFC),as queimadas, os desflorestamentos, etc. Fragmentar as ações para colher resultados globalizado.
HUMANIDADE....



Biocombustíveis causam quatro vezes mais
emissões de CO2 que a gasolina comum.
Combustíveis feitos a partir de soja têm o poder de causar quatro vezes mais impacto no ambiente que a gasolina ou diesel comum. A novidade faz parte de um relatório da Comissão Europeia, segundo o jornal Telegraph desta quinta-feira (22).

A emissão quatro vezes maior de CO2 (dióxido de carbono), um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa, é mais uma polêmica que envolve a produção de biocombustíveis. Esse tipo de produto é considerado por muitos especialistas como responsável por provocar escassez de alimentos nos países onde as áreas de plantio para arroz e trigo passaram a ser substituídas por campos de soja ou cana-de-açúcar.

O problema se agrava nos Estados Unidos porque a terra usada na produção de soja para alimentação animal está sendo agora ocupada com foco na demanda pelos biocombustíveis, fazendo com que sejam necessárias mais espaços para o plantio em grandes países exportadores, como o Brasil.

As menores emissões indiretas são as que acontecem a partir do bioetanol feito com cana-de-açúcar ou beterraba e óleo de palma do sudoeste asiático, mas mesmo assim causam danos por muitas vezes estarem ligadas ao desmatamento.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A cidade que ninguém inventou


Em uma versão saudosista assisti o vídeo
apresentado no lançamento do livro
"A cidade que ninguém inventou"
de Osair de Vasconcelos. E recordei-me:
Ele, que já foi meu professor de História, "e etc e tal"
no ano de mil novencentos e setenta e cinco, talvéz, quando
me preparava para o tão temido exame de admissão.
As aulas eram a noite em um prédio
ao lado do Pax Clube.
Porém, antes disso, já o conhecia,
pois era ele, um dos rapazes que
faziam a programação radiofônica todas as tardes,
alí mesmo no Pax Clube. Ainda no
Parque Governador José Varela, existia:
Câmara Municipal, administrada por
Heronides Mangabeira(vereador presidente da Casa
e suas filhas(Fátima, Gessí e Regina,
que iam fazer a limpeza e eu ia junto),
a Delegacia de Polícia
(o delegado e quatro soldados),
a Escolinha Antônio Andrade,
A casa Projeto Casulo(creche),
o Pax Clube, a Quadra de Esportes
e o point da época "o Campo do Cruzeiro".
E etc e tal.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conciência Negra - Maria da Paz



Conciência Negra - Maria da Paz

Mãe!!!
Quem me pintou de preto?
Sou diferente e sofro com isso.
Será que tem uma tinta de pele?
Mudem a minha pele,
ou mudem a pele dos outros.
Sou apenas uma menina, tenho sonhos.
Mais a pessoas não entendem...
Meus amigos dizem que tostei.
Que passei do ponto.
Já meu pai diz que é genético.
Os que não gostam da minha cor,
dizem que é porque sou pobre
Mas, eu sei que é tudo isso
e mais um pouco
Eu sou negra porque meu sangue
é descendente dos homens e mulheres
que produziram as riquezas dos brancos
desse país.
Será que sou pobre porque sou negra?
Ou será que sou negra por que sou pobre?
Não sabe responder não é?
Sou pobre por que os brancos roubaram
minha dignidade, jogando-me no porão
de um Negreiro e depois numa senzala.
Castraram a minha cidadania.
E os papeis se inverteram!
Quem nos tirou os direitos humanos
querem que eu tenha vergonha
por causa da minha cor.

Ora pois, vergonha tenham
os aproveitadores de mão de obra barata
Vergonha tenham os preconceituosos
Aqueles que se acham superiores.
Digo-te pois, superior sou eu
que ando de cabeça levantada.
Que não carrego a culpa das
diferenças sociais desse imenso Brasil
Sou negra! Perfeita fisicamente
Tenho capacidades de raciocínio.
Não é a quantidade de melanina
de minha pele que me faz melhor
ou pior do que os demais.
Sou feliz. Pobre ou rico, não importa.
Eu resgatei minha dignidade, minha cidadania
meus direitos humanos.
Tenho uma arma poderosa - "O conhecimento"
Já como manga e tomo leite, sem medo
Enfim, Tenho orgulho da cor de minha pele.
Sou negra, apenas negra.

Como um Sândalo...




Como um sândalo humilde que perfuma,
o ferro do machado que lhe corta.
Ei de ter minha alma sempre morta.
Mas,não me vingarei de coisa alguma.
Se algum dia perdida pela pruma,
resolveres bater em minha porta,
ao invés da humilhação que desconforta,
teráis um leito sob o chão de plumas.
Em troca dos desgostos que me destes,
mais carinho teráis do que tivestes.
Meus beijos serão multiplicados.
Para os que voltam pelo amor vencido.
A vingança maior dos ofendidos
é saber abraçar os humilhados.

Poema de Chico Bezerra, poeta pernambucano
em: Como um Sândalo

Agradeço ao amigo Adriano pela informação
Achei o poema lindo, mas, desconhecia o autor.
É muito importante dar a autoria de uma obra.